Sombra e água fresca

Verão Quente

Estamos no auge do verão e tá quente, muito quente! Nem as noites, que costumam ser mais amenas, estão dando trégua. A solução mais lógica é corrermos para praia e/ou piscina mais próxima, mas… Em meio a uma pandemia, nem sempre é possível.

Já é de conhecimento geral que o sol e ar puro ajudam demais a aumentar nossa imunidade, então inovações para podermos aproveitar o verão sem aglomerar ou arriscar a vida de quem amamos, é a melhor solução. Aqui em casa mesmo, uma vez por semana, vamos a uma praia bem próxima, logo que amanhece, dificilmente encontramos pessoas esse horário, foi a forma que encontramos para tomarmos um sol. Tem também a famosa “piscininha de plástico” na sacada para as crianças todos os dias rs é incrível como dá certo.

Mas não é só assim que podemos nos refrescar e nos sentir participantes da estação mais quente do ano, as comidas ajudam muito e são alternativas bem saudáveis para não nos arriscarmos demais.

Água saborizada é ótima, fácil de fazer e refrescante, segue algumas sugestões de combinações (não se prendam a elas, descubra novos sabores):

– Limão siciliano (ou o que tiver a mão) cortado em fatias finas e capim cidreira,
– Morango e hortelã,
– Melancia e gengibre,
– Gengibre,
– Uva verde e alecrim,
– Maça e gengibre.

Basta colocar a água numa jarra ou garrafa e fazer a mistura proporcional a quantidade de água. Ah, bebam muita água, 3 litros é um bom número.

Frutas são essenciais e no calor é muitoooo mais fácil consumir, então após higienizar bem as frutas, pique-as em cubinhos, coloque em potinhos individuais e congele. Consuma congeladas puras ou com iogurte, ou faça vitaminas com leite ou iogurte, fica bem cremosa, como um sorvete natural. Tente consumir pelo menos 3 porções de frutas por dia, se der para variar melhor, sua microbiota intestinal agradece 🙂 As frutas desse mês são: abacate, uva, figo, mamão, manga, melancia.  Uma receita que amo de vitamina é a de abacate, veja como faço:

– 1/2 abacate pequeno
– 250ml de leite ou leite vegetal (o de coco fica muito bom)
– 1 colher de café rasa de canela em pó
– Adoce como preferir e se quiser, eu não adoço.

Bata tudo no liquidificador (mesmo que o abacate esteja congelado), polvilhe mais canela em cima se quiser.

Salada Colorida

Comidas salgadas já são mais difíceis de conciliarmos, então uma dica muito boa, são as saladas, principalmente de legumes cozidos, que dá para cozinharmos antecipadamente e deixarmos na geladeira, prontos para consumo. As cores mais vibrantes ajudam muito na hora da aceitação, tente consumir pelo menos 300g de legumes por dia, se der para consumir mais, melhor, então segue a dica de uma Salada Colorida top:

– 1 cenoura,
– 1 beterraba,
– 1 abobrinha,
– Milho verde (1 latinha ou 2 espigas cozidas),
– 1 cebola roxa,
– 1 pepino pequeno,
– 1 tomate,
– 150g de ervilhas (pode ser em conserva ou congeladas),
– 200g de feijão fradinho cozido (ou lentilha, ou grão de bico…),
– 1 dente de alho,
– Suco de um limão,
– Coentro ou salsinha.

Após higienização correta, descasque a cenoura e a beterraba, pique em cubos e cozinhe, separadamente, cada uma no seu tempo, reserve. Pique a abobrinha em cubos, refogue rapidamente em azeite com o alho ralado. Misture em uma saladeira com a cenoura e a beterraba, que já foram cozidas, acrescente a cebola roxa picadinha, o tomate picado em cubos e todo o resto. Salgue a gosto e sirva geladinha, rende para até 4 pessoas se for a refeição principal. Se preferir, divida em potes individuais, coloque na geladeira. Independente da forma que escolher, na hora de consumir, acrescente alface ou agrião picados, abacate em fatias ou mesmo manga em cubinhos e um pouco de ricota “quebradinha”, hummm… Bem, tem quem prefira cubinhos de mussarela no lugar na ricota, varie e experimente todas as possibilidades.

E a sobremesa não pode faltar, então vamos de Açaí Cremoso. Como deu para perceber, planejamento é tudo, facilita, limita e salva e com a sobremesa não é diferente. Fracione o açaí em potinhos individuais, mais ou menos 200ml, coloque em cada um 1 banana picada por cima e congele. Na hora de consumir, coloque direto no liquidificador, bata até ficar bem cremoso tipo sorvete, sirva na hora e se quiser, acrescente uma colher de mel, fica uma delícia.

Bom apetite e bom refresco a todos!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba.

Chef Roberta