Frapê cremoso de banana com café

Café

Eu amo café!
De qualquer jeito, mas confesso que de manhãzinha, bem quentinho, passadinho na hora sem açúcar, hummm… Delicia!

Existem alguns registros que explicam a origem do café, mas o mais conhecido é que começou a ser consumido por humanos na Etiópia, um país Africano, onde alimentavam-se da polpa doce de seu fruto, mastigavam ou faziam chá de suas folhas e também o fermentavam, produzindo uma bebida alcoólica. Os Árabes dominaram rapidamente a técnica de plantio e a preparação do café, popularizando assim a bebida.

Por apresentar sabor agradável e por ser estimulante, o café era o produto da moda digno de receber grandes investimentos. O crescente interesse pela bebida permitiu sua “globalização” e facilitou a intervenção cultural tanto nas formas de consumo quanto nas técnicas de plantio.

Seu aroma é único assim como seu sabor e além disso, possui vários compostos bioativos, incluindo fitoquímicos, terpenos e polifenóis. Inclusive um desses compostos é o ácido clorogênico, um composto fenólico que apresenta atividade antioxidante, neuroprotetora e hipoglicemiante.

Mas cuidado, ao ser consumido de forma exagerada pode causar efeitos colaterais como insônia, já que se trata de um estimulante do sistema nervoso central e aumenta o estado de alerta, a energia e a capacidade de concentração. Pode também provocar taquicardia, ansiedade e tremores. O consumo diário deve ser moderado, até porque cada pessoa reage de uma maneira diferente e de preferência até 6 horas antes de dormir.

O café tem substâncias que aumentam o peristaltismo intestinal, movimentando assim o bolo fecal pelo sistema, relaxando o cólon e podendo ajudar na evacuação. Mas não deve gerar dor ou incômodo, caso aconteça, consulte um profissional de sua confiança.

E só existe uma forma de tomar café? Claro que não, existem outras formas que também podem ser boas e agradar, principalmente, quem diz não gostar muito de café.

Frapê

Uma forma diferentona e nutritiva é o Frapê cremoso de banana com café:

Ingredientes:

1 banana picada e congelada
1 dose de café (80 ml – expresso ou coado mais forte)
150 ml de leite de sua preferência
1 colher de café de canela
Cubinhos de gelo
2 colheres de leite em pó de sua preferência (ou proteína em pó)
1 colher de cacau (70% ou mais)

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as bananas picadas e congeladas, o leite, a canela e a dose de café, até que fique homogêneo. Coloque em um copo já com as pedras de gelo.
Num potinho separado, coloque o leite em pó e o cacau (ou a proteína em pó desejada), vá colocando leite ou água aos poucos até obter um creminho, jogue por cima do frapê e pronto.

Dicas:
– No lugar do creminho de leite em pó e cacau (ou da proteína em pó) dá para usar mel.
– Se você gosta de café e sobrou do dia anterior, faça os cubos de gelo de café, vai ficar ainda mais gostoso.
– Dá para colocar menos leite e deixar mais grossinho, para comer de colher. Jogue granola por cima e o creminho que achar mais gostoso.

Para tudo tem jeito na vida, menos para os “super cafés…”

Bom apetite! E até breve.

Chef Roberta