A tal da fraldinha com arroz

Almoço em família

“Passeando” pela internet neste início de 2024, mais especificamente nos vídeos de receitas, perdi as contas de quantas eram sobre arroz com fraldinha e suas variações com outros cortes de carne como maminha, cupim…

Tenho uma memória bem distante, da esposa de um primo do meu pai, que em dias de festas, quando a família se reunia em seu quintal, ela fazia uma carne cozida na cerveja preta. O cheiro era estonteante e, carinhosa como só, me deixava experimentar um pedaço logo que abria a panela para provar se já estava pronta. Não me lembro qual era o corte da carne, só que era bovina e deliciosa, e quando me deparei com esta receita, de arroz com fraldinha, tal memória afetiva veio à minha mente que quase consegui sentir o cheiro do passado.

Então decidi fazer 🙂

Foi uma experiência prazerosa demais, não usei cerveja preta por não ter no dia que decidi fazer, usei uma puro malte com especiarias de boa qualidade. Ficou realmente muito gostoso, com certeza vou repetir usando uma cerveja preta, acredito que a cor fique mais bonita, mas se por algum acaso, o uso de álcool não é uma opção em sua vida, sugiro que use uma cerveja sem álcool, apenas para ter o sabor agregado na composição final, não vai se arrepender.

E vamos ao que interessa: Arroz com fraldinha na cerveja.

Arroz de fraldinha

Ingredientes
1 kg de fraldinha (1 peça pequena inteira)
1 lata de cerveja (350 ml)
1 cebola grande ou 2 pequenas
3 tomates
4 dentes de alho
1 colher de sopa de sal (rasa)
1 colher de sopa de chimichurri (usei um sem pimenta)
1/2 maço de cheiro verde
2 xícaras de arroz agulhinha
4 xícaras de caldo da carne + água fervendo
150 g de queijo ralado

Modo de preparo
Sele a peça inteira, de todos os lados, numa panela de pressão bem quente, a fim de que fique bem dourada. Acrescente à peça na panela de pressão, o alho, a cebola e o tomate, tudo picado em cubinhos. Tempere com sal e o chimichurri, se quiser acrescentar mais algum tempero, fique a vontade.
Coloque a cerveja e complete com água até cobrir a carne, tampe e assim que pegar pressão, cozinhe por 40 min. Desligue, deixe perder a pressão, retire somente a carne e desfie com ajuda de 2 garfos. Refogue em uma panela, o arroz e acrescente a carne cozida, coloque o caldo da carne que ficou na panela de pressão, que vai dar mais ou menos 2 xícaras de caldo, complete com água quente para dar as 4 xícaras, ajuste o sal e mexa bem, de tempos em tempos, a ideia é que fique cremoso como um risoto, por isso deixe em fogo baixo e não precisa tampar, se começar a secar, acrescente água quente aos poucos, apenas para terminar o cozimento. Ao perceber que o arroz cozinhou, ainda molhadinho, coloque o queijo ralado, mexa e desligue, tampe e deixe descansar 5 minutos. Finalize com o cheiro verde bem picadinho e sirva quentinho, se possível com uma salada de folhas.

Não tem erro, bom apetite!

Quando fizer, fotografe e me marque no Instagram, até breve.

Chef Roberta