Setembro anuncia o fim do inverno

legumes

Setembro é aquele mês que fica calor durante o dia, frio a noite, chove, faz sol de “dar praia”, garoa para resfriar e assim, vamos nos aproximando do fim do inverno. É um mês com safra de frutas ricas em vitamina C, diversas hortaliças e legumes riquíssimos em fibras e ferro, e tubérculos excelentes para aqueles caldinhos saborosos nas noites ainda frias. São:

– Acerola, mamão papaya, abacaxi, maracujá e jabuticaba
– Espinafre, chicória, acelga, rúcula, alface, tomate, almeirão, abóbora, agrião, beterraba, couve manteiga, nabo, brócolis, salsão, repolho, jiló, alho, couve-flor
– Mandioquinha, batata doce, mandioca, inhame

Refeições completas podem surgir de uma sábia combinação de tudo que esse mês oferece, como Tomates assados recheados de brócolis ao alho, Purê de Mandioquinha e Suco de abacaxi, que tal? Ou ainda, uma bela Focaccia de tomates com rúculas, Caldinho de mandioca e Suco de acerola, deliciosos. E não para por ai, Couve-flor grelhada com alho, Purê de inhame, Salada de almeirão e beterraba ralada, vão muito bem com um Suco de maracujá geladinho. Quando analisamos de forma completa e antecipada, conseguimos organizar nossa alimentação para aproveitarmos melhor seus nutrientes e não ficarmos horas na cozinha, todos os dias.

Focaccia Tomates

 

Para a base da Focaccia de tomates e rúculas, eu uso a receita do Pão de Mandioca, que é simples e já aproveito para fazer pãezinhos para a semana, pois uma receita inteira rende em média 25 pães do tamanho do pão de sal, aquele de padaria ou 3 pães médios (+/- do tamanho dos pães de forma).

Ingredientes Pães:

1 saquinho fermento seco biológico (10g ou 1 colher de sopa)
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de água morna (ou leite ou leite vegetal)
1/2 xícara de óleo vegetal (soja, canola, milho, azeite… o que preferir)
2 xícaras de mandioca cozida e bem amassada com garfo
1 colher chá de sal
Mais 2 colheres de açúcar
Farinha de trigo até dar o ponto (+/- 1kg, depende da farinha ser mais ou menos seca)

OBS: no lugar da mandioca, pode usar abóbora japonesa (pode até deixar a casca), batata doce, mandioquinha, inhame, batata inglesa e até cenoura.

Ingredientes Focaccia:

2 tomates italianos cortados em rodelas (ou tomatinhos cerejas cortados ao meio)
1/2 cebola cortada em pétalas
1 dente de alho cortado em fatias finas
Azeitonas (opcional)
Folhas de manjericão
Folhas de rúcula
Azeite e sal

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o fermento, a água morna e 2 colheres de açúcar, misture e deixe descansando por 10 minutos, para ativar o fermento (fica com uma camada de espuma em cima). Depois, acrescentar os óleos e mandioca, misturar bem. Junte parte da farinha, o restante do açúcar, o sal. Quando não der mais para mexer com a colher, comece a mexer com a mão e vá acrescentando farinha aos poucos, sovando (amassando) bem a massa para dar ponto, até que fique uniforme, homogênea e macia. Uma boa dica é a massa ficar ainda um pouquinho “grudenta”, pois se secar demais, o pão pode ficar pesado.
Cubra a tigela com um pano limpo e deixe descansando para a massa crescer, como está um pouco frio, tente colocar no lugar da casa que é mais quente. Após +/- 1 hora e meia, a massa terá dobrado de tamanho, então coloque em uma superfície enfarinhada e faça bolinhas com +/- 5cm de diâmetro, para pães redondos, abra com um rolo se quiser pães tipo de sal. Para a Focaccia, pegue um pedaço grande, abra com um rolo, como se fosse pizza, mas não muito fina. Cubra tudo novamente e deixe crescer por mais 30 minutos, nos pães, pode passar gema de ovo, fazer abas com a faca ou colocar sementes. Para a Focaccia, coloque os ingredientes por cima (tomate, cebola, alho e azeitonas), apertando cada um com o dedo para “empurrar” para baixo, entrar mesmo na massa. Polvilhe sal por cima e regue com bastante azeite, para ficar bem úmido.  Asse tudo em forno pré-aquecido por 35 minutos ou até ficarem dourados. Desenforme os pães e deixe esfriar para guardar. Duram em média 5 dias em saquinhos ou 6 meses no freezer.

Ao retirar a Focaccia, coloque por cima as folhas de manjericão e rúcula, sirva ainda quente com o caldo que quiser.

Bom apetite!

Chef Roberta