Fim de mês!

Fim de mês

A maioria das pessoas da população brasileira, sente mais dificuldades financeiras no fim do mês, uma vez que por convenção, os salários são pagos logo no início. Existindo ou não restrição no orçamento é sempre uma ótima opção usar a criatividade na cozinha.
Há uma celebre frase que diz: “Nada se cria, tudo se copia…”
O que não é sinônimo de falta de alimentos nutritivos, já que hoje em dia é fácil ter acesso a informação, então vamos usá-la para o bem, do corpo e do bolso.

Algumas dicas:
– Todos os supermercados, hoje em dia, têm redes sociais ou sites, por onde informam sobre suas promoções. Analise se compensa ir para buscar apenas um item ou se terão mais dias de promoções para o produto, as vezes compensa até pedir para entregar.
– A maior parte dos supermercados e sacolões, tem dia específico para promoções dos legumes, frutas e verduras, aproveite e compre para a semana, para precisar somente no próximo dia de promoção.
– As carnes, assim como as verduras, nos supermercados, também tem dia certo da semana para entrarem em promoção, uma ótima forma de fazer um estoque de proteínas, em seu congelador.
– Antes de sair para comprar qualquer coisa, faça uma lista do que é necessário, assim fica mais difícil de ter “desvios”.
– Para quem mora onde tem feiras livres, a “xepa”, aqueles alimentos não vendidos que ficam mais baratos no final, é uma ótima opção.
– Faça conservas, geleias ou porções para congelar, de alimentos que comprou em grande quantidade ou que já esteja próximo de ficar ruim, como morangos, bananas, mangas, maçãs…

Eu, particularmente, sou fã das folhas e talos de verduras e legumes. As folhagens da beterraba, do brócolis, da couve-flor, ficam ótimas refogadas na manteiga com alho ou num risoto rápido só de folhas. Para conservá-las, basta higienizar corretamente e passar na água fervendo, separar em saquinhos e congelar. Quando quiser fazer, basta jogar direto na panela quente, descongela muito rápido. Esse processo é chamado de branquear e dá para fazer com o brócolis e com a couve-flor também, tranquilamente. E nos talos deles também, gosto de cortar em pequenos cubos e fazer sopas ou acrescentar na carne moída, fica muito saboroso.

As maçãs já “murchinhas” viram bolos e as bananas, aquele doce para passar no biscoito num café da tarde. Frutas como manga, abacaxi, maracujá, podem ser congelados em porção, para virarem sucos fresquinhos.

Omelete de macarrão

O macarrão, as vezes não dá para “requentar”, mas já pensaram numa fritadinha (omelete) com macarrão? Pois bem, congele aqueles restinhos de macarronada de domingo e quando quiserem, basta descongelar, bater os ovos com os temperos desejados, não economizar no queijo ralado, misturar a uma porção do macarrão e pronto, omelete turbinada.

Lentilhas, são leguminosas mais em conta e muito nutritivas, deixe de molho por 12h, trocando de água 2 x nesse período e cozinhe, ao dente, com sal. Depois de frio, faça porções e congele, quando quiser, descongele e faça do seu jeito preferido, no arroz, refogado com cebolas caramelizadas, na salada, “hambúrguer” vegano, na omelete, caldo… São muitas possibilidades e assim pode ser feito com várias outras leguminosas.

Espero que essas dicas ajudem e que todos possam ter um Bom Apetite, independente do dia do mês.

Chef Roberta