Apenas festas de fim de ano

Ceia Natal e Ano Novo

Algumas pessoas já me perguntaram se eu como todos os dias de forma correta, sem vacilar, já que na grande maioria das vezes as receitas que publico são nesse sentido. E a resposta é não, óbvio. Sou ser humano, cheia de falhas, procrastino, tenho dúvidas, as vezes tenho problemas com meu sistema de auto recompensa, muitas vezes não me contenho em festas, mas tudo bem, levanto e sigo sem desistir do meu objetivo.

Estamos vivendo um momento onde a busca pela perfeição é exacerbada, em minha opinião. A falsa realidade mostrada com frequência nas mídias sociais, deveriam ser encaradas como propaganda apenas (talvez), tipo aquelas fotos de lanches de Fast Food, onde sabemos que a foto é só a foto e o que vem na caixinha não é daquele jeito, mas infelizmente estão sendo entendidas como uma realidade sólida, desejável e inalcançável. Isso tem gerado diversos problemas sociais, psicológicos e físicos, alguns deles irreversíveis.

Há muito tempo, aprendi com minha mãe que tudo na vida é equilíbrio, nada em exagero faz bem, nem sorrir demais… É verdade, eu fecho os olhos para rir, já pensou atravessar a rua nesse momento? Rs. Brincadeiras à parte, se tratando de comida, o equilíbrio é fundamental e necessário, ninguém ganha 10kg após as ceias de natal e ano novo, desde que não exagere todos os dias da vida rs. “Chutar” o balde em ocasiões especiais é sensacional, principalmente para criar uma melhor relação com a comida, então não se puna, seja feliz.

Por falar em ser feliz, quem não é feliz com o Pudim de Leite Condensado? Se existe melhor sobremesa de fim de ano, desconheço 🙂 e de prato principal, uma Torta de Frango, bem clássica e completa. Se quiser, sirva de entrada uma saladinha bem fresquinha, super combina, a única dúvida real aqui é:  vão fazer essas receitas para a Ceia de Natal ou de Ano Novo?

Torta de Frango Clássica

Ingredientes

Massa
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de manteiga
½ lata de creme de leite
2 gemas
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal

Recheio
1 colher (sopa) de óleo
4 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
2 tomates médios picados
1 peito de frango grande cozido e desfiado
1 vidro de palmito picado (300 g)
½ lata de creme de leite
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
1 gema para pincelar
Sal e açafrão à gosto

Modo de Preparo

Massa
Em um recipiente coloque farinha de trigo, faça uma cova no centro, adicione a manteiga, o creme de leite, as gemas, o fermente o em pó e o sal. Misture-os com as pontas dos dedos, até que a massa solte completamente das mãos. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível (26 cm de diâmetro), reservando cerca de um terço da massa para a cobertura.

Recheio
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e as cebolas. Junte os tomates e refogue por 5 minutos. Acrescente o frango desfiado, os temperos e 1 xícara (chá) de água e refogue até secar a água. Acrescente o palmito, o creme de leite, a pimenta-do-reino e o cheiro verde, misture bem e coloque sobre a massa já na forma. Abra a massa reservada com auxílio de um rolo, cubra a torta, fechando bem as bordas, pincele com a gema e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Sirva.

Pudim Leite Condensado

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes

Calda
1 xícara (chá) de açúcar

Pudim
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite integral
3 ovos

Modo de Preparo

Calda
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ele ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até os torrões de açúcar se dissolverem e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim
Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na forma reservada. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Dica:  É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal. Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita, mas não há problema nenhum em gostar deles rs.

Ainda faltam alguns dias para terminar o ano, mas não deixe para o próximo ano, o que você pode começar hoje. Bom Apetite!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba.

Chef Roberta