O abacaxi vem ai!

Novembro chegando ao fim, as chuvas já começam a ter um “cheirinho” diferente de terra molhada e as cores, em todos os lugares, começam a ficar mais vibrantes… Decorações de natal surgem das janelas, frutas e hortaliças lindas em exposição nos supermercados e hortifrútis, roupas de verão saindo do armário e o sol nascendo “mais cedo”.

E com tudo isso, nosso paladar também vai dando lugar a comidas mais refrescantes, suculentas e com certeza o abacaxi entra em cena. Considerado o rei das frutas por possuir uma coroa, é produzido pela planta de mesmo nome da família das bromeliáceas, é um fruto-símbolo de regiões tropicais e subtropicais, de grande aceitação em todo o mundo, tanto ao natural, quanto industrializado. Novembro começa sua colheita e será fartamente encontrado por uns bons 3 meses, aproveitem!

O abacaxi in natura possui baixa quantidade de calorias por porção (100g = 48kcal), pode ajudar muito na saciedade de quem está buscando emagrecimento, mas também pode ser um ótimo ingrediente para preparos como geleias, sucos, sorvetes, doces, bolos e até mesmo como acompanhamento de um bom assado, como um lombo de porco, que vai muito bem na ceia de natal (se liga nessa dica).

Bem, existem diversas receitas com abacaxi, doces e salgadas, mas tem duas que me encantam de uma forma inexplicável e essa semana venho aqui dividir com vocês uma delas:

Salada de repolhos com abacaxi

Ingredientes
3 xícaras (chá) de repolho cortado em tiras finas
2 xícaras (chá) de repolho roxo em tiras finas
1 cebola roxa pequena fatiada em tiras finas
50 g de azeitonas verdes picadinhas
2 xícaras (chá) de abacaxi (fresco) cortado em cubinhos
Suco de 1 limão
½ xícara de cheiro-verde picado salsa e cebolinha
1 caixinha de creme d leite
Azeite a gosto
Sal, orégano e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Depois de higienizar e cortar, misture tudo em uma saladeira. Deixe gelar por uma hora antes de servir.

Dicas:
– Acrescente sementes de abóbora torrada ou gergelim torrado ou mesmo lascas de amêndoas, fica muito bom.
– Sirva com grelhados, como salmão ou frango. Combina também com carne de porco assada.
– É opcional acrescentar uma xícara (chá) de maçã sem a casca e cortada em tirinhas ou cenoura também em tirinhas, fica mais rica nutricionalmente e deliciosa.

A outra receita fica para semana que vem, até lá e bom apetite!

Matéria para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta