Equilíbrio é fundamental

Batatas Rústicas

Disciplina, segundo o dicionário é a conduta que assegura o bem-estar dos indivíduos ou o bom funcionamento de algo através de regras, de um regulamento. Mas somos seres humanos e as vezes, seguir o tal “plano”, falha e tudo bem. O segredo é não se culpar, voltar para o plano, sem peso. Se aceitar e entender que tudo isso faz parte da vida, é fundamental, não é fácil, mas é possível.

Se você tem um objetivo e faz parte desse objetivo perder peso e/ou manter uma alimentação saudável, minimizar danos talvez seja o ideal. Afinal, existem muitas comidinhas deliciosas, que por vezes tem excessos calóricos, provenientes de gorduras que são adicionadas e simplesmente deixar de comer, se você gosta, é algo que pode mexer com seus sentimentos. Sim, comemos pelos sentimentos também.

Aqui em casa, estrogonofe é uma das comidas que mais faz sucesso, do mais novo ao mais velho (risos). Faço sempre que possível, minimizando danos e dando uma conotação saudável a um prato que muitos têm medo de consumir. Veja como fazer essas trocas:

– Faço normalmente com peito de frango, mas qualquer carne magra fica uma delícia, basta encontrar o ponto ideal para não ficar dura. Experimente com paleta de porco.
– Para quem não come carne, sugiro proteína de soja em pedaços, basta hidratar da maneira correta. Com shimeji e/ou shitake também da certo e até mesmo com palmito em pedaços.
– No lugar de molho de tomate simplesmente, bato no liquidificador, tomates, cenoura, cebola, alho, páprica e orégano. Já fica bem temperado e adocicado.
– Uso uma frigideira antiaderente, assim não preciso usar óleo (nada mesmo).
– Para formar o molho, uso leite integral e um pouco de creme de leite no final, para conferir cremosidade.
– Dá para fazer somente com leite vegetal, o de castanha de caju fica simplesmente divino e bem cremoso.
– No lugar de batata palha, sirvo com batatas rústicas, assadas no forno (+/- 40min) ou na airfryer (+/- 30min).

Existe uma crença popular que diz que batata inglesa não é uma boa opção, mas ela é sim, tem baixa densidade calórica. Importante para quem precisa “ver mais quantidade” no prato e ainda sim consumir menos calorias.

Estrogonofe

Estrogonofe de frango

Ingredientes
500g de peito de frango sem pele e sem osso
2 tomates
1 cenoura inteira
1 cebola média inteira
2 dentes de alho
1 colher de café de orégano
Sal e páprica a gosto
2 colheres de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
200ml de leite integral
50 ml de creme de leite (de sua preferência)

Modo de preparo
Corte o peito de frango em cubinhos e coloque para grelhar na frigideira já quente, sem óleo. No início vai grudar um pouquinho, mexa com cuidado para não despedaçar e pode gotejar água as vezes para desgrudar. Enquanto grelha o frango, bata no liquidificar os tomates, cenoura, cebola, alho, páprica e o orégano.
Quando estiver bem grelhadinho, acrescente o sal e o molho batido, mexa até levantar fervura. Deixe apurando por mais ou menos 10 minutos, em fogo baixo. Acrescente a farinha de trigo, mexendo sem parar, coloque o leite e mexa até ficar homogêneo. Deixe ferver por mais 5 minutos e acrescente o creme de leite. Sirva quentinho com a batata e/ou com arroz de sua preferência.

Aproveitem e já façam o teste esse fim de semana. Bom apetite!

Matéria escrita para O Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta