Docinhos para o frio

Outono Maio

Já falamos muito sobre comidas salgadas que são mais gostosas e desejadas nas estações mais frias, mas não me recordo de ter falado de doces 🙂

Sim, eu mesma só como alguns tipos de doces em estações específicas, principalmente porque gosto daquela preparação “psicológica” do tipo: – Hummmm… está ficando mais friozinho, vem chegando a temporada de arroz doce.

Assim como da Canjica com amendoim, Crumble de banana, Petit gâteau, Brownie, Fondue de chocolate e frutas, Bolinho de chuva, Chocolate quente, Torta de maça… Enfim, são muitas as opções, prometo tentar escrever sobre todas elas.

Vamos começar então, com a minha receita doce predileta para a época: Arroz doce!

Arroz doce

Ingredientes
1 xícara rasa (200ml) de arroz
3 litros de leite integral
15 colheres de sopa de açúcar
1/2 Canela em pau (opcional) ou
6 flores de cravos (opcional).

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela alta, tipo caldeirão de preferência, misture o arroz cru, o açúcar e as especiarias que deseja. Leve ao fogo alto e deixe ferver, ao levantar fervura, abaixe o fogo e deixe apurar por cerca de 1h. Mexer com frequência para não queimar, o aspecto do leite vai mudando, vai ficando mais grosso e com cor caramelizada. Desligar e deixar esfriar antes de colocar na geladeira. Sirva como desejar, frio ou quente.

Dicas:

– Ao servir quente, você pode acrescentar uma bola de sorvete de creme com raspas de chocolate amargo por cima, contrastes e texturas equilibradas.
– Ao servir gelado, experimente acrescentar cubinhos de manga, banana ou maçã, caramelizadas com manteiga e canela.

Os doces estão presentes em nosso dia a dia e são representações de grande parte da nossa cultura, não devem ser desprezados, mas devem ser consumidos com cautela. Comer também é um ato de amor, aproveitem as oportunidades, bom apetite!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta