Bolo de vó com café

Bolo de vó

A expressão “bolo de vó” é famosa. Existem empresas denominadas assim, bem como sites, páginas e vídeos de redes sociais, grupos de receitas… Virou meio que um adjetivo: “Hummm… o café da tarde tá pronto, com cheirinho de bolo de vó”.

Essa é uma combinação inquestionável, café + bolo, seja de chocolate, coco, laranja, banana, maçã ou seja simples, com cobertura, calda, geleia, o que importa é que no café da manhã ou da tarde, é um sucesso.

“Acredita-se que a confecção de bolos exista desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram, Nero, por exemplo, os apreciava. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento. A denominação teria vindo de bola e os bolos teriam formas associadas a lua, a cone.” (fonte: Wikipédia)

Os bolos estão em nossas vidas há tempos, já foram muito discriminados, mas na verdade, são ótimos alimentos, que podem ser nossos aliados em diversos aspectos, basta ter criatividade e um pouco de paciência.

Algumas pessoas, que não podem consumir glúten, precisam trocar a farinha de trigo por uma que seja adequada e existem várias dicas na internet para essa troca ser eficiente, como usar um tipo e quantidade certa de uma única farinha ou então fazer uma mistura de farinhas e amidos, que funcionam muito bem e deixam o bolo fofinho. Assim como quem não consome nada de origem animal, o ovo pode ser substituído, com banana ou chia hidratada, procure pela proporção e voilá! Bolo vegano de vó!

Aqui em casa, o bolo campeão, aquele que acaba rápido, o mais pedido, que tem o cheirinho perfumado da casa da avó dos meus filhos, é o bolo de fubá. Ahhh que saudade!

Bolo com café

Então, a receita de hoje é Bolo de Fubá

Ingredientes
– 2 ovos inteiros
– 1 1/2 xícara de chá de açúcar
– 1/2 xícara de chá de óleo vegetal
– 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
– 1 1/2 xícara de chá de fubá fino
– 400ml de leite ou suco de laranja (isso mesmo)
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– Erva doce a gosto
– Raspas de noz-moscada

Modo de preparo
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo, a farinha, o fubá e o leite (ou o suco), até obter uma massa homogênea. Despeje a massa numa vasilha e misture as raspas de noz-moscada e a erva doce, por último, acrescente o fermento e mexa delicadamente.
Asse no forno pré aquecido, em uma assadeira média untada, por mais ou menos 35 minutos à 200° ou até ficar dourado, faça o teste do palito para ter certeza.

Dica: Em um pedaço ainda quente, coloque uma colher de sopa de geleia de amora por cima, fica um espetáculo.

Sirva com café feito na hora, tenha boas lembranças e bom apetite!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta