A super prática e democrática cenoura

Sério, tem alimento mais coringa na cozinha que a cenoura? Existem vários, mas a cenoura é um dos meus prediletos. Crua, cozida, inteira, ralada, em cubinhos, amassada no purê, caldo, sopa, no arroz, picadinho, no feijão, no molho de tomates, pão e até geleia. Sim, é isso mesmo…

Julho é um ótimo momento para aproveitar seus benefícios, já que é um dos meses bom para colheita, então mais qualidade na prateleira, menor preço para o consumidor. Obviamente, nenhum alimento  é “super” sozinho, mas dentro de um contexto saudável, a cenoura é sim uma super aliada em diversos aspectos, veja:

– 34kcal apenas a cada 100g
– Rica em fibras, ajuda muito na saciedade
– Vitamina C
– Magnésio
– Potássio
– Antioxidantes
– Vitamina A
– Carotenoides

Nesse frio nada mais gostoso que um belo caldo, bem quentinho, para abraçar a gente por dentro. E como a receita é minha, vai ser bem do jeito que eu gosto, reaproveitando.

Vai fazer carne de panela? Coloque bastante cenoura junto. No final vai sobrar cenoura e aquela “borra” linda de carne cozida, então…

Caldo de cenoura com gengibre

Ingredientes
– Cenouras cozidas com a “borra” da carne cozida (dá certo com peito de frango também)
– 2 dentes de alho
– Meia cebola
– 1 pedaço de gengibre (do tamanho de um dente de alho)
– Coentro ou cheiro verde
– Água ou caldo de legumes
– Sal e azeite a gosto

Modo de preparo
Amasse as cenouras e o que sobrou da carne com um garfo ou bata no liquidificador se preferir sem pedaços. Na panela que foi feita a carne (não precisa lavar), refogue com um pouquinho de azeite o alho ralado e a cebola picada, quando estiver dourado, acrescente o gengibre também ralado. Coloque a cenoura amassada (ou batida) e acrescente água até obter a textura desejada (mais ou menos cremosa), deixe ferver bem, ajuste o sal e finalize com coentro ou cheiro verde. Sirva com pão ou torradas.

Dicas:
– Acrescente creme de leite no final, caso queira deixar mais cremosa.
– Se não gosta muito de cenoura, pode fazer com abóbora japonesa com casca.
– Caso não queira fazer com a sobra da carne, faça somente com a cenoura cozida e no final, acrescente um ovo cozido (eu gosto de ovo mole, delícia).
– Faça em maior quantidade e congele em porções individuais, fica mais prático para consumir no dia a dia.

Se planeje, tome sol (mesmo agora no inverno), a cenoura ajuda manter um “bronze” e bom apetite!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta