Mais simples do que imaginamos

Amarelinha

Às vezes, tenho por hábito contar ao meu filho mais velho como era minha vida e de minha família, quando eu tinha a idade dele. Pela sua expressão, sinto que faço parte de uma época longínqua e muito mais simples, já que ele sempre me pergunta como eu fazia tudo sem celular ou internet (como se essas fossem as únicas opções disponíveis).

Explico o que era a Coleção da Barsa (lembra?) e como estudávamos em bibliotecas públicas fazendo pesquisas e trabalhos escritos a mão, já mostrei vídeos de pessoas fazendo datilografia, pois era pré requisito para um bom profissional na época (eu fiz!) e o levei a um museu para que ele pudesse conhecer uma máquina de escrever e suas teclas duras rs. Conto como era difícil assistir desenhos durante a semana, pois estudava de manhã, só tínhamos TV aberta em casa e os desenhos passavam pela manhã, então me restava a sessão da tarde (e a Lagoa Azul) e os sábados. Então eu brincava, sem telas e internet, só bonecas, bolas, patins e muitas risadas.

Nem posso dizer que infelizmente meus filhos não terão as mesmas experiências que tive, já que são outros tempos e não dá para simplesmente fugir da tecnologia. Vivi numa época mais simples? Com certeza, mas dá para conciliar tecnologia com sabedoria e entretenimento, dentro da medida certa. Nunca se teve tanta informação disponível, o que precisamos é separar o “joio do trigo”, é ai que está o grande “lance”.

Assim como quando falamos de alimentação, não dá pra voltarmos no tempo, mas dá para buscarmos conhecimento e trazer aquela simplicidade para nossos dias. Garanto que é mais simples do que se pensa…

Lembro que minha mãe fazia iogurte natural para tomarmos pela manhã, achava o máximo e por muito tempo, nem procurei saber como era o processo por achar que seria difícil. Tomei, muitas vezes forçada, iogurtes adoçados de prateleiras de supermercado, por achar que seria um bicho de sete cabeças fazer como minha mãe fazia e não é, além de ser muito mais saudável.

Iogurte Natural

Iogurte Natural Caseiro

Ingredientes:
– 1 iogurte natural de copinho (leia os ingredientes, deve conter apenas leite e fermento lácteo)
– 1 litro de leite (integral ou semi desnatado)

Modo de preparo:
Esquente o leite até começar a ficar com aquela espuma que precede a fervura, não deixe ferver. Desligue e acompanhe o resfriamento, você deve conseguir colocar o dedo e contar até 10, mas não pode esfriar mais que isso. Misture o iogurte do copo aos poucos. Divida em potinhos individuais (+/- 100ml) com tampa (facilita) ou em um pote grande com tampa, deixe em um local reservado, onde ninguém vai ficar mexendo, de preferência, que seja mais quente. Após 8 horas, já deve ter fermentado o suficiente. Coloque na geladeira e deixe gelar antes de consumir. Dura em média 15 dias; dê preferência por consumir com frutas, aveia e sem açúcar.
Uma ótima forma de consumir, é deixar no congelador (uma porção individual) por 2 horas, 1 banana congelada, 10 morangos congelados, 1 colher de sopa de leite ninho, 1 colher de aveia em flocos finos e 5 pedras de gelo, bater tudo no liquidificador e pronto, uma vitamina estilo Smoothie, deliciosa e saudável.

Assim, você faz sua microbiota intestinal feliz e não, leite não é inflamatório, a não ser que você seja intolerante a lactose ou tenha alergia à proteína do leite de vaca. Use a tecnologia a seu favor, leia os rótulos dos alimentos, procure alimentos mais naturais possíveis, tenha um bom relacionamento com a comida, crie e seja feliz. Bom apetite!

Chef Roberta