Idéias para o Natal…

É, mês de dezembro é assim mesmo, tudo remete ao natal, afinal é uma das datas mais esperadas do ano, então vamos falar dele e dar dicas para que seja inesquecível.

Cresci numa família grande e cheia de tradições natalinas, com direito a árvore enfeitada e pisca pisca por todo lado, ceia ao som de músicas temáticas tocadas em harpa (minha avó não dispensava esse ritual), todos abrindo os presentes à meia noite e almoço de natal no dia seguinte, bem preguiçoso com o que sobrou do dia anterior.

Hoje em dia tudo é um pouco mais prático, ou deveria ser, afinal é uma data para comemorarmos e descansarmos do peso do ano todo, então quanto menos tempo na cozinha, melhor.

Desde que comecei a fazer as minhas próprias ceias, não dispenso o bacalhau, não importa muito a receita, o que importa é tê-lo ali comigo (risos!). A mais fácil, rápida e prática que conheço é Bacalhau no azeite com batatas e alho. Fica cheio de sabor e perfuma a casa.

Bacalhau no azeite com batatas e alho

Ingredientes
400g bacalhau dessalgado e desfiado ou em pedaços (sem pele e espinhas)
1 kg de batatas descascadas e cortadas em cubos médios
1 cabeça de alho
1 cebola cortada em pétalas
Azeite o quanto baste
Pimenta do reino, folhas de louro e orégano a gosto

Modo de preparo
Cozinhe as batatas ao dente, escorra a água e reserve. Disponha em uma assadeira, se possível de vidro, o bacalhau (escorra bem para não sair água enquanto assa), as batatas, os alhos descascados, porém inteiros, as cebolas em pétalas e os temperos, intercale para que fique uniforme. Coloque o azeite (vai bastante azeite) até quase cobrir tudo, leve ao forno pré aquecido à 200°, por aproximadamente 40 minutos. A ideia é cozinhar tudo bem, mas não desmanchar, por tanto, não fique mexendo, apenas olhe para ver se está queimando ou se está ficando mais “seco” em algum lugar, se estiver, abaixe o fogo e acrescente mais um pouco de azeite.

Dicas:

É uma das comidas mais coringas que conheço, pois fica bem com arroz (de qualquer jeito), saladas frias e quentes, pães e até frio no dia seguinte. Se sobrar, amasse tudo com o garfo, faça bolinhas e leve ao forno para fazer lindos bolinhos de bacalhau.

Façam e se possível me contem como ficou. Bom apetite e ótimos planos para o natal!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta