As delícias de Novembro

Frutas de Novembro

Novembro é realmente doce, pois além de ser o mês da safra do maracujá, a fruta da paixão, é também o mês do abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, melancia, melão, nectarina, pêssego e tangerina.

Entre as verduras e legumes estão o alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, endívia, erva-doce, espinafre e folha de uva; abobrinha, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, inhame, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate. Ufa… Uma variedade muito boa, normalmente farta e barata, com muitas possibilidades de receitas deliciosas e nutritivas para o dia a dia.

O brócolis, que ajuda no funcionamento do intestino, previne com diversos tipos de câncer e reduz o colesterol, sugiro o mínimo de cozimento possível, apenas salteado em azeite culinário e alho, fica simples e conserva os nutrientes.

Verduras de Novembro

Rale a beterraba e tempere para comer como salada crua, mas se preferir cozida, aproveite a água de seu cozimento para cozinhar as batatas e fazer um purê cor de rosa, um charme.

O inhame é um tubérculo, excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos, ricos em vitaminas do completo B, é bom para o coração e para a saúde feminina. Descasque o inhame e pique em cubinho, refogue em azeite com alho e tomatinhos cereja, tempere apenas com sal e orégano, fica saudável e gostoso.

A banana nanica é docinha por natureza, então descasque, pique em rodelas e congele. Coloque as rodelinhas congeladas no liquidificador e bata até formar um creme, volte ao congelador e após 3 horas sirva o delicioso sorvete natural. Acrescente framboesa, fica divino.

Alguns veganos são adeptos  à “carne de jaca”, que além de poder ser consumida madura como fruta, pode ser consumida ainda verde como matéria prima para elaboração de receitas como coxinha de jaca, pastel, entre outras. A jaca é uma fruta, com propriedades anti oxidantes, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia o sistema cardiorrespiratório.

E por falar em versatilidade, o espinafre é um coringa. Além de lindas saladas cruas, ele arrasa em refogados ou picadinho na omelete. Ele é conhecido pelas suas propriedades nutricionais que o caracterizam como uma planta com notável capacidade para restaurar a energia, aumentar a vitalidade e melhorar a qualidade do sangue.

Como já citei, as possibilidades são diversas, o que vale mesmo é experimentar, criar, se renovar; aproveitar ao máximo a oportunidade de consumir ingredientes frescos e ter uma saúde melhor. E já que tá na moda #descasquemais #desembrulhemenos #comafrutas #comavegetais

Chef Roberta