Dietas x Estratégias Nutricionais
“O conceito de estratégia, em grego, strateegia, em latim, strategi, em francês, stratégie… Os senhores estão anotando?”
Quem ai tinha mais de 18 anos em 2007, com certeza adorou e repetiu aos montes essa fala épica do capitão Nascimento no filme Tropa de Elite, que com certeza ensinou muito bem o que é estratégia.
Segundo o dicionário, uma das definições de dieta é “cota habitual de alimentos sólidos e líquidos que uma pessoa ingere.” Não necessariamente destinada ao emagrecimento, pode ser apenas o ato de comer e o meu Théozinho faz isso muitoooo bem sem medo de ser feliz.
Logo, fica claro que, para atingir um objeto, qualquer que seja, é usado um tipo de estratégia alimentar para definir uma dieta. Ela é individual, de acordo com as particulares de cada um, então copiar “dietas” de blogueiras só porque deu certo para elas, é perigoso, respeite seu corpo.
Existem muitas estratégias “na moda” atualmente:
. Mediterrânea,
. Paleolítica (Paleo),
. Low-Carb,
. High Fat,
. Cetogênica,
.Jejum intermitente, entre outras.
A grande maioria das pessoas nem sabem do que se trata e nem para que serve, nunca leu algo relevante sobre o assunto, apenas ouviu dizer que alguém emagreceu ou melhorou sua condição física.
Todas existem por um motivo, mas não é para qualquer um. Usar uma estratégia qualquer, sem saber o que ta fazendo, é o mesmo que comprar um carro e nunca aprender a dirigir… Busque conhecimento e aplicabilidade, fazer por fazer, pode ser muito prejudicial.
No século onde informação “é jogada aos baldes” na internet, busque o conhecimento de verdade e um bom profissional nutricionista para auxiliá-lo, mais uma vez, respeite seu corpo e seus limites.
Faça exercícios físicos, não precisa ter medo deles, coma bem legumes e frutas 🍉, durma 8h por dia e beba 3 litros de água 🍶, já é um bom começo, essa sim é uma ótima estratégia generalista, capitão Nascimento aprovaria, certeza 😉
Até breve!