Você sabe tudo o que um nutricionista pode fazer?
A foto do cartaz traduz o que a maioria das pessoas acham que um profissional nutricionista pode fazer: receitar frutas e suplementos alimentares para esportistas.
Sim, profissionais nutricionistas podem, não só receitar frutas, mas têm a capacidade de explicar o por que devemos incluir estes alimentos diariamente em nossas hábitos alimentares, se quisermos ter uma vida longeva. Também podem receitar suplementos alimentares, mas deve-se existir um propósito específico e a necessidade, claro.
Ser nutricionista vai além de uma mesa e uma balança de bioimpedância, em um consultório e amostras grátis de whey protein, existem diversas áreas de atuação para este profissional da saúde. A resolução do CFN (Conselho Federal de Nutrição) n° 600/2018 determina as seguintes áreas:
I. Área de Nutrição em Alimentação Coletiva – gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN):
Tudo que está relacionado neste item, diz respeito a gestão e administração de uma unidade que produz alimentos para consumidores finais, como restaurantes, cozinhas de UPAs e hospitais, restaurantes de hotéis, cozinha de escolas, programa de alimentação escolar, programa de alimentação do trabalhador, cozinhas de grandes empresas, entre outros.
II. Área de Nutrição Clínica – Assistência Nutricional e Dietoterápica Hospitalar, Ambulatorial, em nível de Consultórios e em Domicilio:
Neste item, estão relacionados as atividades clínicas, que necessitam de cuidados dietoterápicos, como hospitais e UPAs, ambulatórios, instituições de longa permanência para idosos, banco de leite humano e lactário, e até mesmo ambiente domiciliar. Terapias dietéticas para patologias específicas como problemas renais, câncer, obesidade, diabetes mellitus1 e 2, hipertensão, transtornos alimentares entre outras. Merecem atenção também, pacientes pré e pós cirurgias, independente do motivo. Áreas que vêm ganhando força são a estética e saúde da mulher, uma ainda em construção é a terapia nutricional para neutoatípicos (seletividade alimentar), um de meus nichos inclusive, assim como um olhar mais profundo no paciente como um todo, que é a nutrição comportamental, área em que faço pós-graduação.
III. Área de Nutrição em Esportes e Exercício Físico – Assistência Nutricional e Dietoterápica para Atletas e Desportistas:
A queridinha! A área que “divulgou” a nutrição pelo mundo e até hoje, quando se fala em nutricionista, a ligação imediata é com o esporte. E tudo bem! Mas até esta área é super extensa, podendo atuar em consultórios, academias, preparações em competições etc.
É realmente interessante observar que a nutrição vai muito além do que se imagina. Nutricionistas podem atuar em Políticas e Programas Institucionais, Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Bolsa Família, vigilância sanitária entre outros.
Um nutricionista pode se dedicar à pesquisa científica, pode promover palestras de educação nutricional em escolas, unidades de saúde, empresas, congressos e onde mais couber o assunto.
Comer é um dos comportamentos que mais realizamos, repetimos durante um dia. Não nos cabe, como profissionais da saúde restringir e julgar a alimentação de ninguém, o que nos cabe é orientação, escuta ativa e direcionamento, assim como na medicina.
Até breve!