Hambúrguer, o queridinho!

Hambúrguer, o queridinho
Ele é um gostosão, convenhamos, merece todo o crédito possível. Muitos o tacham de vilão e acabam o excluindo totalmente de sua vida, outros pregam o “já que vou chutar o balde, que seja com estilo” e abusam dessa delícia sempre que possível.

O segredo de qualquer coisa na vida é o equilíbrio e em nossa alimentação não é diferente, nem 8 nem 80, dá para comer alface todos os dias e ainda sim engordar ou não atingir seus objetivos, assim como dá para comer hambúrgueres em algumas ocasiões, de forma equilibrada e emagrecer.

Entendo que na correria que vivemos hoje em dia, muitas vezes cozinhar nossas próprias refeições é difícil e até mesmo no quesito habilidade, é mais fácil comprar para não ter erro, mas já falei bastante da importância de se conectar com o que alimentamos nosso corpo, por diversos motivos, nem que seja uma vez por semana. Pare, pense em algo gostoso que esteja com vontade de comer, coloque uma música que traga boas lembranças e desfrute do momento.  A internet hoje aproxima as pessoas e as receitas, experiências e muito mais, use com sabedoria.

O hambúrguer por aqui, é sempre acompanhado de muito sabor e fibras, isso mesmo, tem pão, queijo e as vezes até bacon, mas as fibras dos legumes nunca faltam. Óbvio que vez ou outra faço também o tradicional, mas essa versão pouco comum que criei, não perde nada em maciez e suculência para nenhum outro, acredite. Quais as vantagens? Rico em fibras, menos gorduras, menos calorias, mais possibilidades de combinações de sabores.

Hambúrguer

Hambúrguer com legumes

Ingredientes
– 1 alho médio
– 1 cebola média (+/-30g)
– 1 abobrinha média (+/-150g)
– 1 cenoura média (+/-90g)
– 350g de carne moída (dê preferência para carnes mais magras)
– Sal, orégano e pimenta do reino a gosto
– Pão de hambúrguer (de sua preferência)
– Queijo (de sua preferência)
– Alface e tomate (opcional)

Modo de preparo
Em uma bacia, rale em ralo fino a cenoura, a abobrinha, o alho e a cebola. Misture a carne, o sal, o orégano e a pimenta, mexa bem e faça, com as mãos mesmo, os hambúrgueres. Rende 4 unidades de 150g cada ou 6 unidades de 100g cada. Grelhe em frigideira apenas untada com óleo ou azeite (o mínimo possível), no final coloque o queijo para derreter, monte o hambúrguer no pão, com rodelas de tomate e alface.

Dicas:
– Experimente outras misturas como brócolis e suas folhas, beterraba (cozida), berinjela, couve-flor, milho verde, lentilha, grão de bico.
– Queijos menos calóricos como ricota, cottage e queijo branco, não precisam ir ao fogo e ficam ótimos.
– Troque a alface por rúcula ou agrião em algumas ocasiões, vão se surpreender.

Informações nutricionais (usei a unidade de 150g)
Um hambúrguer montado conforme a receita tem em média:
Porção: 230g                     Quantidades
Valor energético                   364 kcal
Carboidrato                            28 g
Proteína                                 31 g
Gorduras totais                      11 g
Fibra alimentar                         1g

– 10g de maionese tem 32kcal
– 10g de catchup tem 13kcal
– 10g de mostarda tem 7kcal

Cuidado com os molhos, de acompanhamento use a criatividade e seja feliz; para ajudar no consumo de fibras dessa refeição, coma uma fruta de sobremesa e bom apetite!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta