Café – O psicoativo mais consumido em todo o mundo!

Cafe-psicoativo

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. No café, existe uma substância psicoativa chamada cafeína, que age no sistema nervoso central e , entre outras funções, aumenta o estado de alerta de quem consome. Além do café, a substância pode ser encontrada em alguns chás, refrigerantes, energéticos e chocolates.

É uma das substâncias mais estudadas pela ciência como suplemento, mas não é para qualquer um. Deve-se existir função e motivação suficiente para seu consumo e cuidado, pois em excesso pode provocar efeitos negativos no organismo, como taquicardia, ansiedade, tremores, dores de cabeça, náuseas, insônia e palpitações.

Se seu hábito, no dia a dia, é consumir algumas xícaras de café e raramente um energético, fique tranquilo… Mas para ser um consumo considerado saudável o horário importa.

A cafeína, ao chegar em nosso organismo, age por algumas horas, têm seu pico máximo entre 35 minutos a 1 hora, mas pode ficar em nosso sistema até 12 horas em média. Logo, o melhor horário para tomar aquele cafezinho é pela manhã, e se quiser muitoooo mesmo, tome outra xícara até no máximo 14:00h, para que não afete seu sono, já que a nossa produção de melatonina é afetada quando estamos sob efeito desta substância.

Melatonina é um dos hormônios que tem a função de nos levar a perceber o sono, que está se aproximando a hora do descanso.

Crianças de até 12 anos não devem consumir bebidas que contenham cafeína, segundo a Academia Americana de Pediatria, exatamente por que não existe dose segura para as crianças e os sintomas citados acima, quando consumida em excesso, podem ser facilmente observado em crianças por conta de sua ação no sistema nervoso central.

Chef Roberta