Abacaxi docinho, hum…

Promessa é dívida e por isso, voltei!

Você sabia que o abacaxi é considerado um símbolo de hospitalidade? Para os povos antigos, colocar um abacaxi do lado de fora das casas é sinal de que visitantes são bem vindos. Então vamos lá, por que as receitas de hoje são docinhas, perfeitas para receber quem você ama (com cuidado e precauções, a pandemia ainda não acabou) e fazer aquele carinho em forma de comida.

Abacaxi flambado com sorvete de coco

Ingredientes
1 abacaxi
1 ½ colher sopa de manteiga
3 colheres sopa de açúcar
⅓ de xícara chá de rum
Sorvete de coco a gosto para servir
Lascas de coco queimado a gosto para servir

Modo de preparo
Descasque e corte o abacaxi em rodelas com mais ou menos 1,5 cm, retire o miolo se quiser, mas não é necessário. Coloque em uma frigideira, a manteiga, quando derreter, abaixe o fogo, junte o abacaxi, polvilhe o açúcar e deixe grelhar bem de um lado, vire e deixe grelhar bem do outro. Mantenha a frigideira em fogo baixo e acenda outra chama do fogão. Coloque o rum numa concha, aproxime da chama e deixe aquecer. Incline levemente a concha para que o rum pegue fogo e regue a bebida em chamas sobre o abacaxi. Deixe flambar até o fogo apagar, o rum dá sabor ao abacaxi e o álcool evapora com o fogo. Transfira o abacaxi, com a calda, para uma travessa e sirva a seguir com sorvete de coco e lascas de coco queimado.

Compota de abacaxi com laranja e gengibre

Ingredientes
1 abacaxi
3 colheres de sopa de açúcar
2 laranjas (apenas o suco)
1 pedaço de gengibre (+/- 3 cm)
1 pedaço de canela em pau

Modo de preparo
Descasque, corte e pique o abacaxi em cubos de mais ou menos 1,5 cm, retire o miolo se quiser, mas não é necessário, reserve. Em uma panela, coloque o açúcar e deixe derreter, em ponto de caramelo. Com muito cuidado, pois pode espirrar, acrescente o suco da laranja, o abacaxi picado, o gengibre ralado e a canela em pau.
Deixe cozinhar em fogo médio/baixo por mais ou menos 15 minutos, mexendo sempre para não grudar. Vai formar uma calda, o ideal é que não fique muito “grossa” e sim em ponto de calda mesmo, pois quando guardada na geladeira, a tendência é ficar mais espessa ainda. Deixe esfriar, retire o pau de canela e coloque num pote. Sirva morno ou gelado com sorvetes, biscoitos, pães, tortinhas.

Dica, muito importante:

– Não sinta culpa, aproveite o momento sem exageros e seja feliz!

Bom apetite!

Matéria para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta