Um Dezembro diferente

Panetone de natal

Quando ouvimos a palavra dezembro, logo pensamos em natal, festas, viagens e tudo o que o fim de ano anuncia. Esse ano, especificamente, está diferente, estamos diferentes, ou deveríamos estar. De tempos em tempos, o planeta faz questão de nos lembrar que somos um grãozinho de areia dentro de uma imensidão chamada universo e que toda ação tem uma reação.

Fim de ano é época de renovação, reflexão, balanço e aprendizagem; época em que somos bombardeados com mensagens de amor, perdão e a incessante busca pela felicidade. Mas será mesmo que estamos no caminho certo? Será que a troca diária por telas no lugar de uma boa conversa, ali cara a cara, regada a café e um bolo fresquinho está sendo uma troca justa? Bem, sem tecnologia não podemos mais viver, mas podemos fazer desses momentos, onde as emoções tomam conta de nós, algo melhor, mais carinhoso e humano.

Nada mais aconchegante que um bom café da tarde com pessoas que nos fazem bem, aquelas que convivem diariamente conosco e  a minha sugestão é Rabanada de Panetone (ou Chocotone), que pode ser chamada também de French Toast de Panetone. Para acompanhar, um Café gelado!

Rabanada de panetone

Ingredientes
1 Panetone ou Chocotone de 500g
2 xícaras de leite
1/2 xícara de leite condensado (ou 1/2 xícara de açúcar)
2 ovos
Manteiga para grelhar (se preferir, use algum óleo vegetal)

Modo de preparo
Deite o panetone ou chocotone e fatie em grandes “rodelas”, mais ou menos com 2 dedos de largura. Depois corte as rodelas em em “forma de cruz”, vai resultar em 4 pedaços triangulares com a base arredondada. Repita o processo em todo o resto do panetone e reserve.
Misture em uma vasilha o leite, o leite condensado (ou o açúcar) e os ovos, bata bem para misturar. Coloque com cuidado os pedaços do panetone ou chocotone na mistura para ficarem bem hidratados, deixe por aproximadamente 3 minutos de cada lado.
Em uma frigideira anti aderente quente, coloque a manteiga ou óleo e grelhe os pedaços com cuidado, para não quebrarem. Só vire depois que já estiver bem dourado o primeiro lado.
Uma outra opção, é untar uma forma e assar à 180°, por 10 minutos cada lado, ou até ficarem douradas, como torradas.

Dica: Sirva com calda de chocolate ou frutas caramelizadas, como banana ou morangos.

Para o Café gelado…

Depois de preparar o café, como faz normalmente, deixe que fique em temperatura ambiente. Bata no liquidificador, meio copo de leite com gelo e meia colher de café de canela, volte a mistura no copo e o complete com o café.

Espero que gostem, que essas receitas rendam ótimas conversas, sonoras risadas e o sentimentos de sororidade tão necessário nesse ano tão difícil. Bom apetite!

Matéria escrita para Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta