“Sopão” com tudo dentro!
Já que o inverno chegou definitivamente, vamos interromper nossa programação de doces para o frio, para aquecer nossos corações com a tal da polêmica: “Sopa é janta?”
SIM! Com toda certeza é uma refeição completa e muito saudável. Principalmente se você faz caldo de legumes com cascas e talos de legumes como ensinei aqui chefroberta.com.br/caldo-de-legumes e usa para dar aquela enriquecida nutricional na receita.
Sem contar que comidas quentinhas são confortáveis e trazem aquela sensação de aconchego que necessitamos nessa estação, então aproveitem as noites frias, e aqueça seu estômago e seu coração.
A receita de hoje é a mais democrática das sopas, o famoso “Sopão”. Em casa, normalmente faço com sobras de carne de panela ou de carne moída, aquela raspinha no fundo confere um sabor especial à sopa. Uso também sobra de feijão ou outra leguminosa, como feijão fradinho, ervilha ou grão de bico. O resto, coloco mais ou menos assim:
Ingredientes
1 cenoura
3 batatas inglesas
1 batata doce
1 cebola
2 dentes de alho
1 abobrinha
2 tomates
1 folha de louro
Cheiro verde ou coentro
Orégano, açafrão e sal à gosto
250g de macarrão de sua preferência (gosto muito de padre nosso)
Modo de preparo
Após higienização e sanitização de todos os legumes, descasque a cenoura, a batata inglesa, a batata doce e o tomate (ótima oportunidade para guardar e fazer posteriormente, fazer um caldo) e corte em cubos pequenos. A cebola, o dentes de alho (ambos podem ter suas cascas guardadas para o caldo também) e a abobrinha serão raladas. Juntar tudo numa panela já com a sobra da carne escolhida e a sobra de feijão, se tiver, e acrescentar 1,5 L de caldo de legumes. Colocar os temperos (louro, orégano, açafrão e sal) e deixar cozinhar até os legumes estarem macios. Acrescentar o macarrão e deixar cozinhar pelo tempo escrito nas instruções, finalizar com o cheiro verde ou coentro.
Parece difícil? Mas não é, faz parte da alquimia simples que é a mistura de tudo para resultar em um sabor único. Sirva com queijo ralado e bom apetite!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba