Sobrevivência e a Páscoa

Ovo de páscoa distanciamento

Páscoa é uma data mágica, uma das minhas prediletas. Seja pelo significado religioso ou pelos chocolates, é uma data que reúne as famílias, emociona e tem o cheiro maravilhoso de “comida diferentona” para agradar a todos.

Já escrevi várias matérias sobre a Páscoa nesses últimos 5 anos, com receitas, dicas, até em distanciamento social ano passado devido ao vírus COVID19, com alternativas viáveis para o status na época e esse ano não está sendo diferente, estamos sobrevivendo…  Desde então, sei que a situação financeira do país não é uma das melhores, mas sempre existem alternativas, por isso gosto de escrever sobre elas. Como acho importante termos alternativas, por que viver não é uma linha reta, passamos por altos e baixos e tudo faz parte.

É um momento que precisamos abraçar, não a todos infelizmente, mas sim nós mesmos e a esperança de dias melhores. Então, certos em vivermos um momento feliz nesta data que se aproxima, seja com a família ou sozinhos, vamos de receitas alternativas.

Bacalhau gratinado

Bacalhau com batatas e queijo gratinado

Ingredientes:
250g de bacalhau dessalgado
600g de batatas
300ml de creme de leite
300g de queijo mussarela
1 dente de alho ralado
Noz moscada
Azeite
50g de parmesão

Modo de preparo:
Numa assadeira, de preferência de vidro, disponha o bacalhau no fundo, regue generosamente com azeite. Despeje cuidadosamente o creme de leite sobre o bacalhau, rale um pouco de noz moscada por cima e coloque as batatas, já cozidas com sal, sem cascas e cortadas ao meio, depois espalhe a mussarela por cima e então o parmesão e o alho ralado. Asse por 35 minutos a 200° ou até formar uma crosta linda, douradas e gratinada do queijo.

Alternativas: Essa é uma versão bem simples que faz alusão ao Bacalhau em Natas, uma receita portuguesa que é popular essa época do ano. Usando ingredientes mais baratos e acessíveis, esse prato vai com certeza, arrancar suspiros. Mas, não tem bacalhau? Sem problemas, no lugar do bacalhau, filés de tilápia ou qualquer outro peixe branco, temperados apenas com sal, resultará em um prato sensacional, irão ficar impressionados.

E para acompanhar essa delícia? Aproveite o forno quente e faça um arroz de forno, com direito a todos os “restinhos” da geladeira.

Arroz de forno

Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
Cenoura cozida cortada em cubinhos
Milho verde de lata
Abobrinha refogada em cubinhos
Tomate cortado em cubinhos
Cebola cortada em cubinhos
Azeitonas cortadas em rodelinhas
Rúcula ou agrião picados (simmm)
Cubinhos de provolone
Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:
Misture tudo e coloque no forno, junto com o bacalhau, nos últimos 15 minutos.

Sirva tudo quentinho, com uma taça de vinho, suco de uva ou o que tiver na geladeira. A sobremesa deixo por conta de vocês… Bom apetite e Feliz Páscoa!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta