Quibe de peixe?

Pescados

O mês de outubro é um mês rico na safra de pescados, tanto de água salgada, quanto de água doce. São eles:

– Atum
– Bonito
– Cação
– Castanha
– Chiova
– Chora-chora
– Corvina
– Gordinho
– Lambari
– Linguado
– Meca
– Merluza
– Pintado
– Piranha
– Robalo
– Salmão
– Siri
– Tilápia
– Traíra
– Tucunaré

Entendo que normalmente, na cozinha do dia a dia, somos muito “conservadores” com os peixes, por medo de errar ou simplesmente por não saber que existem outras opções, formas de fazer. O que é um grande erro, pois existe uma gama imensa de possibilidades, desde bolinhos, gratinados cheios de queijos a risotos e saladas.

Uma receita que eu gosto muito é o Quibe de peixe no forno, obviamente, recheado de queijo. Além de leve, fica cheio de sabor, uma iguaria que dá para fazer usando outros elementos da safra de outubro, como a hortelã para temperar, abobrinha refogada para acompanhar, purê de batata doce para dar aquela energia e abacaxi grelhado de sobremesa… Uma refeição completa e harmônica!

E não se sinta preso aos ingredientes listados aqui, varie e vai ver como é fascinante a descoberta de combinar novos sabores.

Quibe de peixe assado

Ingredientes:

1/2 kg de trigo para quibe
1 kg de filé de peixe de sua escolha (de mar, indico corvina e de água doce, tilápia)
Muçarela a gosto
1 cebola ralada
Cebolinha, hortelã, pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque o trigo para quibe de molho, até ficar mole. Passe o peixe no processador, se não tiver, pique em cubinhos bem pequenos, depois misture ao trigo e acrescente a cebola, a cebolinha, a pimenta, a hortelã e o sal.
Coloque a metade em uma forma média , recheie com a muçarela e coloque por cima a outra metade. Faça riscos transversais, nos dois sentidos, para ficar com a superfície “quadriculada”, regue com azeite e asse a 200° por 40 minutos ou até ficar dourado.

Experimente: Se preferir, faça quibes de formato tradicional, recheie com muçarela. Dá para assar também ou fritar.

Sirva quentinho com os acompanhamentos sugeridos e Bom Apetite!

 

*Matéria escrita para Jornal A Cidade Ubatuba

 

Chef Roberta