Purês

Abóboras

Há alguns anos atrás, escrevi uma matéria para o Jornal A Cidade Ubatuba sobre purês e suas variedades. De lá para cá, adquiri mais conhecimento e alguns dos entendimentos sobre nutrientes, inclusive sobre uso excessivo de gorduras que usamos no dia a dia, mudaram. Então, vou reescreve-la, no intuito de melhorar o serviço de espalhar conhecimento que faço com prazer.

Purê é o tipo de comida que abraça a gente por dentro, vai bem em dias frios, em dias quentes, quando estamos tristes ou felizes, é a aquela que podemos chamar de “comfort food”, conforta e traz sensação de bem estar.
E esses meses de abril e maio, tem vários legumes ótimos para esse tipo de preparo, alguns são:
– Abóbora
– Abobrinha
– Batata doce
– Beterraba
– Cará
– Cenoura
– Chuchu
– Inhame
– Mandioca
– Mandioquinha

Todos ficam deliciosos e podem ter combinações fáceis de realizar. Algumas possíveis combinações:
– Batata inglesa e bife grelhado
– Abóbora e carne de panela acebolada
– Batata doce com beterraba e frango grelhado
– Inhame ou cará e peixe grelhado ou assado
– Mandioca e lombo de porco assado
– Mandioquinha e carne moída ao molho de tomates
– Cenoura com batata doce e shimeji no shoyo

E como preparar os purês? Bem, existem algumas formas de fazer e temperar. A tradicional:
– Passe no amassador ou bata no processador e reserve. Em um fio de azeite ou um pouquinho de manteiga (não há necessidade de ser os dois) doure um dente de alho, coloque o purê e leite até obter uma massa homogênea, acrescente sal e pronto.

Com bastante queijo e um pouco de creme de leite misturado ao purê, vira o Aligot, um purê bem “puxa-puxa”, delicioso e que combina com tudo.

Purê e Carne

Mas há quem não consuma lactose, então:
– Passe no amassador ou bata no processador e reserve. Em um fio de azeite doure um dente de alho, coloque o purê e aos poucos vá acrescentando caldo de legumes até obter uma massa homogênea, coloque sal e pronto.

Se você gosta de misturas agridoces, no purê de abóbora, experimente colocar um pouco de leite de coco no lugar caldo de legumes.

Sobrou na geladeira? Existe muitas formas de reaproveitar um bom purê.

Reaproveitando 1:
– Faça uma torta simples, de liquidificador, não importa o recheio. Coloque uma camada de massa, uma de recheio e depois de purê, termine de colocar a massa e leve ao forno.

Reaproveitando 2:
– No pastel de forno, coloque uma colher de purê, espalhada antes do recheio.

Reaproveitando 3:
– Misture o purê com arroz já cozido (1 colher de purê para 1 colher de arroz), acrescente um pouco de cenoura ralada ou brócolis ralado e faça pequenas bolinhas. Em uma frigideira de teflon, coloque um fio de azeite, espalhe as bolinhas e amasse delicadamente com uma colher para ficarem achatadas, como hambúrgueres, deixe fritar bem antes de virar.

Lembrem-se: Sejam sustentáveis e Bom Apetite.

Chef Roberta