O leite!
Tenho ouvido demais as frases:
– “Os seres humanos são os únicos animais que continuam a beber leite na vida adulta.” ou
– “Os seres humanos são os únicos que bebem leite de outros animais.”
Bem, somos os únicos animais que usam telefone celular, roupas para esconder as partes íntimas, dormem em camas com lençóis e usam cobertores para se aquecer, cozinham a comida para comer, usam talheres e ainda, fazem as necessidades em vasos sanitários (quando temos, claro). Percebem que quando pensamos em tudo isso, as frases que são usadas como justificativas para o não consumo do leite, ficam falhas e sem embasamento científico?
Mas existe ainda quem diz que leite é inflamatório, e que a “lactose” faz mal, mas isso não é verdade também. Para quem tem alergia a proteína do leite de vaca, com certeza ele fará mal e seu consumo não é aconselhável, mas até ai a recomendação é igual para tudo que se tem alergia. É alérgico a camarão? Não coma. É alérgico a leite? Não beba. Pessoas com intolerância à lactose, que é outra coisa diferente da alergia citada acima, devem tomar cuidado e investigar o grau de intolerância, para que saibam o que podem consumir e como consumir.
Na verdade, estudos sugerem que o leite tem atividade nula ou anti-inflamatórias. Não piora rinite nem sinusite, não têm hormônios e sim traços que são degradados no intestino em aminoácidos e não é veneno, apenas duram mais tempo na prateleira, por que passam por um processo muito seguro chamado UHT (ultra high temperature), que é a esterilização por meio do aquecimento rápido do leite e a seguir o resfriamento até a temperatura ambiente. Depois ele é colocado em uma caixinha cartonada, que é a responsável por preservar o alimento dos efeitos do oxigênio e da luz, de forma a manter as características e os aromas do alimento mesmo em temperatura ambiente. E não, leite não tem conservantes e sim estabilizantes (citrato de sódio) que são seguros para o consumo.
Se gostarem e puderem, bebam leite e sejam felizes, até breve!