Novas medidas e suas possibilidades
Por aqui as medidas restritivas para combate ao alto contágio do vírus COVID19, voltaram junto a um feriadão, que ainda divide opiniões sobre sua efetividade… Bem, daqui algumas semanas vamos saber se realmente foi bom. Apenas espero e torço para que todos fiquem bem, se cuidem e pensem no próximo. Pensando então nesses cuidados, tudo que pudermos fazer para evitar aglomerações, com certeza, além de uma atitude solidária, é uma forma de resguardo para todos que convivem na mesma casa.
Escolha os horários de menor movimento para ir ao supermercado e farmácia, quando houver necessidade, caso tenha algum sintoma, mesmo que de resfriado, não se exponha (e exponha os outros) e procure ajuda médica. Se for usar serviço de Delivery, mantenha os cuidados de distanciamento e uso de máscara, é uma pessoa (e toda sua família) que está vindo lhe servir. Dê preferência ao comércio local e produtores pequenos, todos estamos sendo prejudicados, precisamos nos ajudar.
Já falei diversas vezes sobre criatividade na cozinha e formas de criar uma boa relação com a comida, nesses tempos de confinamento, é essencial explorar todas as possibilidades e inovar, ajuda a mente e corpo.
Deu vontade de comer pizza e não tem massa? Pão (de forma ou qualquer outro),tomate, queijo mussarela (ou o que tiver), restinho de abobrinha ou brócolis refogado que sobrou do almoço, azeitonas e orégano.
Disponha os pães numa forma untada com azeite, coloque uma rodela de tomate, o refogado que tiver, o queijo, as azeitonas e o orégano, 10 minutos no forno (ou até derreter bem o queijo) e pronto!
Dica: Se não quiser o pão tão torrado, molhe no leite antes de montar a pizza.
MilkShake caseiro, delícia para o lanche da tarde! Congele 1 banana picada e 5 morangos, bata com 250 ml de leite, 1 colher de leite em pó e uma colher de cacau em pó (ou nescau, o que tiver).
Dica: Qualquer fruta que acompanhe banana congelada, vai ficar um Shake maravilhoso, então aposte em outras combinações como: abacate e canela, uvas, abacaxi e canela.
O democrático frango desfiado 🙂 Cozinhar peito de frango, desfiar e deixar na geladeira para facilitar a vida, é um caminho sem volta. Vai bem no risoto, refogado com alho e cebola, cremoso com requeijão, patê para o café da manhã, sopas e caldos, tapioca com queijo, refogado com legumes, no macarrão com milho verde, na pizza improvisada… São tantas possibilidades.
Dica: Amasse com batata doce cozida, molde em formato de coxinha, empane e asse. Dá para congelar também e assar quando for comer.
E o macarrão? Não pode faltar, de jeito nenhum. Praticidade, simplicidade e elegância, as massas são versáteis e deliciosas. Aqui, não tem essa de macarronada aos domingos, deu vontade, fazemos rs a grande questão é variar para não enjoar. Existem duas formas muito legais para variar a tradicional bolonhesa da mama, a primeira é Alho e Óleo, use azeite como gordura se preferir e bastante alho ralado para “fritar” o espaguete, finalize com manjericão (ou qualquer outra erva fresca que tiver), parmesão ralado e algo inusitado (que meus filhos adoram): ovos cozidos e ralados por cima. Isso mesmo, tire a gema (eu como rs) e rale a clara junto com o parmesão. Fica lindo! A segunda é com creme de ovos, o famoso Carbonada. Nem sempre temos bacon a disposição, se tiver use (com moderação, obviamente), mas se não tiver, vale tudo, desde o frango desfiado rs, ou milho verde, cenoura ralada… O meu predileto é com brócolis. Corte o brócolis bem pequeno e refogue com alho e azeite, depois coloque o macarrão já cozido para fritar um pouco, então coloque delicadamente 2 ovos bem batidos e mexa bem, até o macarrão incorporar todo o creme. Finalize com cebolinha e queijo, pronto!
Dica: Se tiver e gostar, uma colher de creme de leite com meio limão espremido, dá um toque especial em qualquer um deles.
Algo mais rebuscado, por que não? Salmão ao molho de laranja e gengibre. Coloque a posta de salmão numa assadeira e tempere com sal, cúrcuma em pó, pimenta do reino moída, 1 dente de alho ralado e 1 pedaço de gengibre (do tamanho de 2 dentes de alho) ralado também. Regue com o suco de 1 laranja espremida e reserve por 2 horas (se der). Na hora de assar, coloque gergelim por cima do salmão e disponha ao lado, os legumes que tiver, como brócolis, couve-flor e cenoura em tirinhas. Asse por 30 minutos e sirva com arroz branco.
Dica: Quer impressionar a gata ou o gato? Além do gergelim, coloque queijo parmesão também, fica uma crosta linda, dourada e deliciosa. Sirva com purê de batatas e acompanhe com uma bela taça de vinho seco.
E por ai vai… Criatividade minha gente, criatividade. E um ótimo apetite!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba