Molho branco diferentão

Couve-flor e abobrinha

Não há problema algum em gostar de molho branco convencional, eu mesma sou apaixonada! Se eu fizer, como com tudo – macarrão, lasanha, frango picadinho, filé de frango, arroz e feijão (rs).

Mas obviamente, pensando em pessoas que estejam em busca de comer alimentos num padrão mais saudável e com mais fibras, e por N motivos tem dificuldades ou só querem mesmo mudar a forma de fazer “as coisas”, o molho branco diferentão pode ser uma alternativa muito viável.

Ah e para crianças com seletividade alimentar e com dificuldade de comer vegetais, é também uma mão da roda.

Molho branco de couve-flor

Molho branco diferentão

Ingredientes:

– 1 couve-flor inteira

– 1 dente de alho

– 1/2 cebola (ou a quantidade que gostar)

– 1/2 colher de manteiga pra refogar

– 1 xícara de leite de sua preferência

– Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

– 1 colher de sopa de sopa de creme de ricota ou de levedura nutricional (se você não consumir creme de ricota)

Modo de preparo:

Quer ser prática? Coloque a couve-flor picada com o alho e a cebola, picados, num pote com um pouquinho de água no microondas e deixe cozinhar por 10 minutos (depende do microondas, fique de olho se não cozinha antes no seu). Leve os vegetais cozidos ao liquidificador com o leite e bata até obter uma mistura homogênea. Numa panela coloque a margarina para derreter e despeje o conteúdo, deixe ferver, mexendo sempre e coloque os temperos. Se tiver muito grosso, acrescente um pouquinho de água para obter a textura desejada. Finalize com o creme de ricota, se optar pela levedura nutricional, coloque para bater no liquidificador com os vegetais. Desligue e sirva como desejar.

Se não tiver microondas ou tiver com tempo, refogue o alho na margarina, coloque a couve flor e a cebola, picadas grosseiramente e deixe refogar em fogo baixo para cozinhar, depois coloque no liquidificador e faça o restante como descrito acima.

Dicas:

– Se fizer o molho mais firme, dá para servir com petiscos, fica muito bom.

– Pode variar os vegetais e/ou combinar: couve-flor com chuchu, couve-flor com abobrinha, somente abobrinha, abobrinha com chuchu.

O intuito aqui, não é necessariamente reduzir calorias e sim, deixar algo que já é bom, ainda mais nutritivo. Curta o processo, ressignifique momentos e aproveite!

Até breve!

 

Chef Roberta