Mais um ano novo, de novo!

A vida é assim, segundo após segundo, minuto após minuto, hora após hora, dia após dia, mês após mês, ano após ano… E assim, o fim e o início parecem não ter uma divisão muito bem definida.

Há quem determina “seu fim e seu início” para justificar um (re)começo, aquela velha história de prometer começar a se exercitar na segunda feira depois de passar o final de semana deitado, só andando para ir ao banheiro, ou então, deixar para começar no início do próximo ano uma dieta saudável, justificando o motivo por estar se alimentando mal no último mês.

A questão é que tudo isso é cíclico, a divisão imaginária para determinar o final de um período e o início de outro, são apenas dados para contabilidade afim de classificar a burocracia determinada pela sociedade. Seu corpo entende mais os encontros afetivos trazidos por essas datas do que necessariamente os números, então, não espere essa tal linha passar para dizer ao seu corpo o que fazer, seja constante, se permitindo participar de bons momentos e no dia seguinte, continuar como se nada tivesse acontecido.

Janeiro, um mês quente e chuvoso, traz uma sensação de liberdade. Aproveite essa liberdade para fazer por você, o que só você pode fazer por você: se cuide! E nada melhor que uma saladinha fresquinha, que na verdade é uma refeição completa, cheia de fibras e saúde.

Salada de legumes, frango, folhas verdes e hômus

Ingredientes
100g de grão de bico cozido
100g de peito de frango cozido e desfiado
50g de cenoura cozida em cubos
50g de abobrinha cozida em cubos
50g de brócolis cozido
1 tomate picado em cubos
3 folhas de alface americana picada em tiras
2 limões
1 dente de alho
Gergelim torrado
Folhas de hortelã
Azeite e sal a gosto

Modo de preparo
Coloque o frango, a cenoura, a abobrinha, o brócolis, o tomate e a alface num prato e reserve. Bata no liquidificador o grão de bico, o dente de alho, o suco dos limões, azeite e sal. O hômus originalmente é uma pasta, mas aqui ele vai servir de molho para a salada, então o ideal é que fique com uma consistência mais molinha. Coloque em cima da salada para temperar, salpique gergelim e folhas de hortelã.

Dicas:
– Diversifique as folhas, vale até espinafre fresquinho. Se quiser mais frescor, acrescente pedaços de fruta como manga, abacaxi, morango, abacate ou até mesmo melão.
– No lugar do grão de bico, pode ser usado feijão fradinho, lentinha, ervilha, faça o teste.
– Troque o brócolis por berinjela e acrescente um pedaço de pimentão no hômus, fica sensacional.
– Se preferir outra fonte de proteína animal, use ovos cozidos, peixe grelhado, atum, sardinha.
– E se você for vegano, use tofu ou proteína de soja.

É isso ai, bom apetite e feliz ano novo, de novo!

Matéria escrita para Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta