Lógica Matemática
E a culpa é de quem?
Há um tempo atrás, lendo alguns posts sobre nutrição, vi uma pessoa “zombando” do nutricionista que o fez, perguntando se o corpo tem uma calculadora interna para calcular o déficit calórico que é necessário para o emagrecimento, alegando que não é assim que funciona, que o corpo não entende dessa forma… Mas não defendeu hipótese alguma, apenas criticou os argumentos ali colocados.
Bem, para entendermos de fato o que acontece, é necessário saber que mais do que uma calculadora interna, nós temos um conjunto complexo de medidores que sim, medem 😳 tudo que entra em nosso organismo. Esse sistema também mede tudo o que sai, então simplificando: se você colocar 100ml de água em um copo que cabe 100ml e não esvaziá-lo antes de colocar mais 100ml, ele irá transbordar. Como não somos um copo (quem dera fossemos 🤭), nós “transbordamos” para dentro do nosso corpo mesmo. Para ficar mais simples ainda, como eu explico para meu filho de 8 anos, tudo na vida é matemática, não tem erro:
➕ 1+2=3
➖ 1-2=-1
Antes de colocarmos a culpa na lua, ou procurarmos por dietas restritivas nos sentindo culpados por chutar o balde no final de semana, entenda:
⬇️ Déficit Calórico: comer menos calorias do que seu corpo gasta (prática utilizada para emagrecimento).
⬆️ Superávit Calórico: comer mais calorias do que seu corpo gasta (prática normalmente utilizada para hipertrofia).
E se você consumir as mesmas calorias que gasta, vai permanecer “igual”. Basicamente é isso, mas não é só isso… Não são somente calorias, mas em linhas gerais, parem de colocar a culpa na comida! E gastem calorias, caminhando para buscar o pão, passeando com o cachorro, correndo, indo à academia ou praticando qualquer outro esporte. O que importa é se movimentar, quanto mais, melhor. Assim, a culpa (pergunta que fiz no início) não é de ninguém.
Comer é um prazer, prática de conexão e uma forma de se descobrir, deveria ser um direito de todos. Comer sem medo não quer dizer comer muito e sim, com consciência e a máxima qualidade possível, comam frutas e legumes a vontade e sejam felizes.
Até breve!