Frio e praticidade
Ser cozinheira para mim é maravilhoso, não tem tempo ruim nem hora errada, tudo é lindo ali, no coração da casa… Na verdade, quase tudo. Colocar as mãos na água gelada durante o período de frio é difícil rs penso duas vezes antes de planejar as refeições por aqui, afim de que sejam práticas e bem quentinhas, para aquecer o estômago e a alma.
Caldos, sopas e comidinhas cremosas combinam com essa época do ano, normalmente trazem memórias afetivas e nem sempre são trabalhosas, assim dispensando menos tempo na cozinha e menos tempo com as mãos congelando na pia. Planejamento é tudo, já disse isso rs se fizer uma quantidade boa no horário do almoço, a noite terá seu jantar pronto, basta esquentar.
Por aqui, macarrão cremoso é o queridinho do momento, já fizemos de panela de pressão (chamamos de Macarrão de Festa), em panela normal (tudo junto e misturado numa panela só desde o início), o mesmo da panela depois gratinado com muito queijo no forno… E agora, o totalmente de forno, prático e estiloso rs lembra uma lasanha, porém é macarrão 🙂
Macarrão de Forno Cremoso
Ingredientes
1 pcte de 500g de macarrão de sua escolha (gosto do talharim em ninho)
1 litro de molho bem líquido (300ml de molho de tomate + 700ml de caldo de sua escolha ou água)
350g de carne moída refogada ou 350g de peito de frango cozido e desfiado
1 cenoura ralada
2 dentes de alho
1/2 cebola ralada
350g de mussarela
1 colher de manteiga
500ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Noz moscada
1 brócolis japonês
Cheiro verde a gosto
Óleo de sua preferência
Sal e orégano à gosto
Modo de Preparo
Molho de tomates: Refogue os alhos em óleo, coloque o molho de tomate de sua preferência, comprado ou feito em casa. Adicione a cenoura ralada, a carne ou o frango e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o caldo ou a água, tempere com sal, deixe ferver, acrescente cheiro verde picado, desligue e reserve.
Molho Bechamel: Clássico da culinária francesa, o molho bechamel nada mais é do que um molho branco feito com leite e engrossado com farinha e manteiga. O segredo para ele ficar delicioso é temperar com noz moscada. Refogue a cebola ralada na manteiga, coloque a farinha de trigo, mexa e vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sem parar para não ficar empelotado. Quando começar a ferver e tiver engrossado, abaixe o fogo, tempere com sal e noz moscada ralada na hora, deixe cozinhar por +/- 5 min. Reserve.
Em uma assadeira (pode ser de vidro, de alumínio) coloque o macarrão cru, o brócolis higienizado e cortado em “florzinhas”, e despeje cuidadosamente o 1L de molho de tomate, arrume a carne com uma colher para não ficar concentrado num lugar só. Coloque o molho bechamel, bem espalhado e por cima a mussarela, salpique orégano, cubra com papel alumínio e leve ao forno, pré-aquecido à 200°, por 45 minutos. Após esse tempo, retire o alumínio e deixe gratinar por mais 5 ou 10 minutos (depende do seu forno) e pronto.
Dicas:
– A carne é opcional, não precisa colocar, mas se quiser, pode trocar também, atum em lata, sardinha, camarão, linguiça, ovos cozidos…
– Se não quiser fazer o molho bechamel, pode usar requeijão no lugar, para um pacote de macarrão, use 2 copos.
– No lugar da mussarela, pode usar parmesão, provolone ou mesmo queijo branco, cottage.
– Se preferir couve-flor no lugar do brócolis, fica tão bom quanto, até mesmo abobrinha em cubinhos.
Usem a imaginação, o que vale aqui é descobrir novos sabores. Bom apetite!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba