Doces morangos
Agosto é visto como um mês longo, daqueles que demoram para acabar e super cansativos… Entendo que seja uma impressão errada por vir logo depois das férias escolares, talvez ter 31 dias, depois de outro mês com 31 dias também, mas reenquadramento é o que precisamos para atravessá-lo sem levar a sério essa história, que já deveria ter acabado.
Motivos não faltam, é um mês perfumado e cheio de delícias naturais, por ser safra de frutas habitualmente doces e populares em qualquer “sacolão”, feira ou supermercado. São elas: banana prata, laranja pera, maça fuji e morango.
Todas podem, e devem, ser consumidas in natura, mas pelo fato de ter em abundância e evitar o desperdício, são ótimas como geleias. Desse modo demoram para estragar se forem bem armazenadas e guardadas na geladeira, ótimas para passar no pão, fazer receitas como bolos e tortas, usar como coberturas em sorvetes ou mesmo comer com outras frutas nas próximas estações.
A fórmula é muito similar para quase todas as frutas, mas hoje, especificamente, a receita será de Geleia de Morangos.
Ingredientes:
1 xícara de morangos
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar (de sua preferência) ou 1 xícara de maçã sem casca (isso mesmo, maçã é um forte adoçante natural)
1 limão (somente o suco)
1 canela em pau (opcional)
Modo de preparo:
Coloque tudo no liquidificador e bata. Se quiser que fique bem “lisinha”, bata bem, até obter uma massa mais homogênea, se preferir mais “pedaçuda”, pulse apenas, algumas vezes até ficar de seu agrado.
Transfira a mistura para panela e deixe ferver em fogo alto, depois basta abaixar bem o fogo e deixar ir apurando lentamente, mexa de tempos em tempos para não grudar. Quando começar a tomar uma forma mais encorpada, de geleia mesmo, mexa com mais frequência, até perder toda água.
Deixe esfriar e transfira para um vidro, previamente limpo e fervido com água, tampe e deixe na geladeira.
Bom apetite!