Berinjela ou beringela?
As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas. A forma correta de escrita da palavra no português do Brasil é berinjela e a forma correta de escrita da palavra no português de Portugal é beringela.
E já que estamos no Brasil, um dos legumes em safra no mês de julho é a Berinjela. Uma linda planta da família das solâneas, seu fruto é comestível, oval, de cor arroxeada por fora e esbranquiçada por dentro, se caracteriza por seu sabor amargo, suave e macio. Ratatouille é um prato francês famoso, que é uma espécie de ensopado preparado a partir da berinjela.
Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental, na Índia, há cerca de 4000 anos, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, que eram e são grandes apreciadores desse fruto.
A Berinjela é um alimento de baixa caloria, contêm fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio. Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral. É muito digestiva e nutritiva, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e constipação intestinal.
Seus principais benefícios, dentro de um contexto alimentar saudável, são:
– Rica em tripsina, ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas;
– Contém zero de colesterol e de gorduras saturadas. Tem Nasunin, que é um antioxidante que pode reduzir o nível de colesterol LDL (mau), portanto ajuda a prevenir doenças no coração;
– Excelente fonte de fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres, que podem causar danos às células pelo processo de oxidação;
– Contêm fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue,ajudando a restringir diabetes do tipo 2;
– Rica em vitamina-C, antioxidantes como antocianinas e vários minerais, que ajudam a proteger a pele dos radicais livres que podem causar rugas e envelhecimento precoce;
– Rica em fibras alimentares, que são benéficas à digestão e ao trato gastrointestinal.
– Contém Vitamina K e bioflavonóides que ajudam na prevenção de coágulos sanguíneos.
E apesar de estar friozinho, para mim as saladas são indispensáveis. Nesse caso, a berinjela pode ser uma ótima anfitriã e ser servida grelhada numa salada incrível com tomates e abobrinha italiana.
Salada de berinjela grelhada
Ingredientes:
1 abobrinha em rodelas grossas.
1 Berinjela em rodelas grossas.
1 tomate cortado em 4 partes.
1 cebola cortada em 4 partes.
1 colher (sopa) de alho picado.
Sal e azeite a gosto
Modo de preparo:
Leve, fatia por fatia, a berinjela, o tomate, a abobrinha e a cebola à grelha ou frigideira por 10 minutos ou até dourar, virando na metade do tempo.
Enquanto grelha, polvilhe um pouco do alho, do sal e azeite. Transfira para uma travessa e sirva.
Para torná-la ainda mais rica em nutrientes, acrescente ao final amêndoas, castanha do pará em lâminas ou mesmo gergelim, promove textura e um delicioso toque especial.
Bom apetite e até breve!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba