A importância do exemplo
Nem sempre a palavra rotina é bem vista, muitas vezes é comparada à mesmice. Rotina significa ter hábitos, costumes, práticas e isso é de extrema importância para nossa evolução, ter rotina é ser constante!
Vivemos a “mil por hora” com tantos afazeres e responsabilidades, muitas vezes sem conseguir, ao final do dia, realizar tudo o que planejamos. Pode não parecer, mas acordar em determinada hora, chegar ao trabalho no horário, sair para almoçar, voltar para casa, tomar banho, arrumar a casa, ajudar as crianças, jantar, dormir… Tudo isso é rotina e isso é bom, está tudo dentro de um planejamento, pois se não estivesse, com certeza não conseguiríamos nem a metade disso.
Claro que rotina não é só isso, rotina é ter hábitos e entender a importância deles em nossa vida e na vida das pessoas que convivem conosco. Comer mais do que deveria está em sua rotina? Consumir somente alimentos ultraprocessados está em sua rotina? Praticar atividades físicas não está em sua rotina? Dormir pouco já virou um hábito? Acordar irritado e mal humorado já virou costume?
Quando temos um ambiente com pouca rotina e hábitos sem estrutura, ficamos vulneráveis e “abertos” a ensinar de forma errada, principalmente às crianças, como ter um comportamento considerado saudável. Não basta ser saudável, é importante que demonstremos, que sejamos exemplos.
Não é fácil, mas é possível, pois hábitos saudáveis não se resumem a “shots antioxidantes matinais”, academias luxuosas e alimentos orgânicos… Tudo tem sua importância. Ser grato, caminhar com seu cachorro, brincar de pique pega com seu filho, consumir mais legumes e frutas, beber mais água, comer o básico, ler, estudar, trabalhar, ter vida social, ter tempo de qualidade para você mesma e dormir pelo menos 8 horas por dia.
Pode parecer um sonho, mas você não precisa fazer tudo em um dia só, comece aos poucos, estabeleça pequenas metas e siga em frente, vai dar certo. Até breve!