Feijão, meu pé de feijão…

Feijão

Se eu tivesse espaço para plantar mesmo, algo que não faltaria na minha plantação seria o pé de feijão. Como eu amo feijão e tudo que dá para fazer com ele. Desde o feijão com caldo tradicional, tutu de feijão, feijoada, feijão tropeiro, bolinho, farofa, salada, sopa, caldo, enfim…

São tantas as possibilidades e tenho certeza que já dei muitas receitas como essas por aqui. E como nunca me canso dele, tenho realmente um apego afetivo por essa delicia, a receita de hoje será: Feijão!

Mas não é qualquer feijão, é um feijão cheio de nutrientes, ótimo para esquentar as noites mais frias. É um tipo de “Feijoada”, mas saudável 🙂 Acredite, dá certo!

Feijoada saudável

Ingredientes
350g de feijão cru (após molho e remolho de 24h)
500g de carne picadinha em cubinhos (pode ser a carne que preferir, gosto muito de patinho)
1 cenoura sem casca cortada em cubos
1 abobrinha cortada em cubos
1/4 de abóbora japonesa com casca cortada em cubos
1  chuchu sem casca cortado em cubos
1 cebola cortada em cubinhos
2 tomates sem casca cortado em cubos
2 folhas de louro
2 dentes de alho
Sal, orégano e pimenta do reino à gosto
Coentro

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, refogue a carne com um fio de óleo até ficarem douradinhas. Coloque o feijão que deixou de molho, bem lavado, na panela junto à carne e acrescente os legumes picados, cubra com água, coloque o louro e tampe. Ao pegar pressão, contar 15  minutos em fogo baixo , desligue a panela e deixe perder pressão sozinha. E então, vamos temperar… Em uma frigideira a parte, refogue o alho ralado em um fio de óleo, ao ficar dourado, jogue dentro da panela de pressão com o feijão e os legumes cozidos, acrescente o sal, o orégano, a pimenta do reino e o coentro picadinho, deixe ferver até obter um caldo “grossinho”. Se estiver com pouco caldo, vá acrescentando água aos poucos até ficar do seu gosto. Sirva com arroz branco e couve refogada.

Dicas:
– Escolha o feijão que desejar, não precisa ser somente o preto.
– Dá certo também com grão de bico, fica uma delícia.
– Se preferir comer como uma sopa, acrescente mais caldo e sirva com queijo coalho ralado.

Só façam e me contem… Bom apetite!

Matéria para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta