Prático e fácil
A falta de tempo é uma justificativa muito comum atualmente, principalmente entre as pessoas que tem o hábito de “acompanhar”, de forma frequente, a rotina de outras vidas através das redes sociais. Percebesse então, que o resultado dessa equação é o consumo de refeições rápidas, inadequadas e cheias de ultraprocessados.
Entendo que estamos longe de uma rotina que permita o ideal: cozinhar o alimento, sentar-se a mesa mantendo total conexão com a refeição (longe das telas), comer devagar e aproveitar esse momento para alimentar, além do corpo, o nosso sentimento de conforto.
Como já falei algumas vezes, minimizar danos é fundamental e multifatorial. Está no consumo calórico, mas não apenas isso, está relacionado também à qualidade do que se come, como se come, quantas horas se dorme por dia, prática de atividades físicas, consumo regular de água… Se organizarmos certinho, dá para fazer a maior parte disso tudo, pois não precisa ser perfeito, apenas feito!
Duas fontes de proteína que indico sempre para se ter na geladeira, além dos ovos, são o peito de frango cozido e a proteína texturizada de soja, já que elas ficam conservadas por um bom tempo se forem bem embaladas.
Para o peito de frango:
– Após cozido e desfiado, refogue em bem pouco azeite com alho, tomates picados em cubinhos, sal e açafrão a gosto. Pode acrescentar um pouquinho do caldo em que foi cozido para ficar úmido, como um molho rústico quase sem caldo. Finalize com cheiro verde, aguarde esfriar e coloque num pote com tampa hermética, dura em média 7 dias na geladeira.
Sugestões de consumo: sirva com arroz, feijão e legumes grelhados. Fica ótimo na tapioca com legumes grelhados em lâminas e no pão sírio também com legumes, no pão de sal no estilo “buraco quente”, inclusive da para embalar bem e levar na marmita.
Para a proteína de soja texturizada:
– Após hidratar corretamente, escorra bem a água, refogue em um pouco de azeite o alho, tomates picadinhos em cubinhos, sal e páprica doce a gosto. Para não ficar muito seco, acrescente um pouco de água. Finalize com cheiro verde, aguarde esfriar e coloque num pote com tampa hermética, dura em média 7 dias na geladeira.
Sugestões de consumo: sirva com macarrão integral e legumes grelhados. Assim como o frango, vai bem na tapioca, com pães e também com feijão, ao estilo “chili” mexicano . Todos podem ser bem embalados e levados na marmita.
Dicas:
– Varie os temperos secos para não enjoar com facilidade.
– Use cebola só se for consumir rápido, mesmo na geladeira ela pode azedar tudo.
– Se preferir fazer para durar mais tempo, congele em porções individuais e descongele na hora de consumir.
Praticidade é tudo. Bom apetite!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba