Perfeita combinação
Para você, qual a combinação perfeita? Pipoca e filme num domingo chuvoso é sensacional, talvez seja a combinação preferida da maioria… Um bom vinho com queijo e um bate papo com quem você ama, além de maravilhoso, é renovador.
Existem também as combinações entre alimentos, associações que fazemos quando pensamos em uma refeição, como queijo e goiabada, pão de queijo e café, bolo de fubá e coco. Muitas dessas combinações são casuais e podem até trazer uma questão afetiva, algumas outras tem importância nutricional, além de serem reconhecidamente saborosas, como o arroz e feijão, demonstrada de forma única e divertida na música Pratododia do Teatro Mágico : “Como arroz e feijão, é feita de grão em grão a nossa felicidade. Como arroz e feijão, a perfeita combinação, soma de duas metades…”
Sim, é isso mesmo. A soma do arroz e feijão é valiosa para a nutrição, pois suas proteínas se completam, o que falta em uma, sobra na outra e vice versa. São alimentos simples, que está na maioria dos pratos dos brasileiros diariamente.
A forma mais comum de preparo é aquele arroz branquinho, refogado e cozido, para ser consumido com o feijão, cozido, com caldo e temperado com sal, e não tem nada de errado, pelo contrário, funciona e muito bem. O objetivo é mostrar que podem ser feitos de formas diferentes, ainda sendo combinados e trazendo experiências novas para o dia a dia.
1 – Hômus de feijão fradinho com bolinho de arroz assado
Use a receita do hômus tradicional (receita em www.chefroberta.com.br), mas no lugar do grão de bico, use feijão fradinho cozido. E para os bolinhos de arroz, misture 1 xícara de arroz cozido, um ovo inteiro, 1 colher de aveia em flocos finos ou farinha de rosca, sal a gosto, cebolinha bem picadinha e pimenta do reino. Faça bolinhas, empane em queijo parmesão ralado (opcional) e coloque para assar por 20 minutos ou até dourar.
2 – Bolinho de feijão preto com risoto simples
Faça um risoto simples, de arroz convencional mesmo, ou até um arroz cremoso com brócolis (receita em www.chefroberta.com.br). Para o bolinho de feijão, amasse 2 xícaras de feijão preto (ou o que tiver), com pouco caldo, coloque na panela com um pouco de alho refogado em azeite, tempere a gosto e vá acrescentando farinha de mandioca aos poucos (é pouco mesmo), até virar uma massa e começar a desgrudar do fundo da panela. Coloque numa travessa, deixe esfriar um pouco, faça bolinhas e asse por 15 minutos em fogo médio (pode varia dependendo do forno). Uma boa opção é rechear o bolinho com couve picadinha bem fininha e refogada.
E ai, já fez alguma dessas receitas e/ou combinações? Espero que façam e vejam como é bom variar. Bom Apetite e até breve!
Matéria escrita para Jornal A Cidade Ubatuba