Outubro e a couve-flor
Outubro é o mês de vários vegetais clássicos e versáteis na cozinha, como o alho-poró, almeirão, brócolis, catalonha, cebolinha, chicória, coentro, couve-flor, erva-doce, espinafre, folha de uva, hortelã, mostarda e orégano.
E a couve-flor é uma queridinha, que a cada dia que passa ganha mais visibilidade. Ela é um vegetal da família do brócolis, rica em fibras, ajudando assim no trânsito intestinal, possui poucas calorias, contém vitamina C, vitamina K, ácido fólico e potássio. Pode ser usada em diversas preparações como saladas, pizzas, gratinados, purês, sopas e até assados.
O consumo regular da couve-flor pode trazer benefícios sensacionais, aliado a um plano alimentar equilibrado e saudável, deixando claro que nenhum alimento isoladamente tem super poderes, tudo parte de um contexto.
Aproveite sua safra, o alimento costuma ter mais sabor, menos agrotóxico e muitas vezes, um valor menor também. E apesar de amar a salada de couve-flor, nesse início de primavera, onde as noites costumas ser ainda frias, vale a pena arriscar um belo gratinado para aquecer o coração.
Couve-flor gratinada
Ingredientes
1 couve-flor média
2 ovos
1 copo de requeijão ou 150g de queijo cottage
50 g de queijo ralado
200 g de mussarela
cheiro-verde
1 tomate picadinho
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Cozinhar a couve-flor com sal até ficar macia e coloque em forma. Acrescente o requeijão ou o queijo cottage.
Bata os ovos com sal e a pimenta, junte 25 g de queijo ralado, cheiro verde e o tomate, jogue os ovos batidos por cima da couve-flor. Cubra com a mussarela, polvilhe com o restante do queijo ralado e leve ao forno para gratinar.
Dicas:
– Com brócolis também fica sensacional;
– Acrescente grão de bico, fica muito bom;
– Com atum vira uma refeição completa e deliciosa;
– Se quiser uma receita vegana, no lugar do requeijão, faça um molho branco com leite de amêndoas, acrescente milho verde e pronto!
Ahhh que delícia! Bom apetite e até breve.
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba