O outono e as águas de março!
As estações do ano no Brasil, de forma geral, não são tão bem definidas, mas as temos (rs). E o mês de março é marcado pela chegada do outono, uma estação que traz chuvas, dias quentes, noites frescas, tudo junto e misturado. Particularmente esse ano, a música de Tom Jobim, lindamente interpretada por ele e Elis Regina, soa aos meus ouvidos mais como uma prece, acalma meu coração e traz esperança… “São as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu (e no meu) coração”.
Nesses momentos de instabilidade do tempo, a fome fica um pouco desregulada, dá vontade de comer refeições mais quentes a noite, durante o dia “beliscar” somente coisas frescas e nem sempre conseguimos manter o plano.
No mês de março o abacate, uma fruta super versátil e cheia de fibras, volta com tudo às prateleiras dos hortifrútis, assim como o caqui, o kiwi e a tangerina. Comer frutas é essencial, abuse da criatividade. Uma dica de consumo do abacate é o Guacamole, veja a receita aqui https://chefroberta.com.br/meio-quente-e-meio-frio/
Para os legumes, o chuchu ainda está em alta, o quiabo, a abóbora e a mandioquinha. Então, para refrescar e ao mesmo tempo “matar a fome”, a receita de hoje é de Salada de chuchu com ovos (aprendi com minha mãe, ahhh que delicia!). Por ser pouco calórica, obviamente depende da preparação, podemos abusar um pouco mais da quantidade.
Ingredientes
2 chuchus
4 ovos
1/2 cebola roxa
1 dente de alho
1 tomate em cubos ou 10 tomatinhos cereja
1 limão
Coentro (ou salsinha)
Azeite
Sal, orégano e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
Descasque e corte os chuchus em cubos de mais ou menos 4 cm, cozinhe até ficarem moles (+/- 10 minutos após levantar fervura). Cozinhe os ovos separadamente, por 6 minutos após ferver. Enquanto tudo cozinha, em uma vasilha coloque a cebola fatiada bem fina em meia lua, o dente de alho ralado, os tomates e os ovos cozidos e picados em rodelas.
Quando os chuchus estiverem cozidos, escorra a água e imediatamente coloque na vasilha, por cima mesmo do que já está nela, coloque o sal, o orégano, a pimenta, o azeite (1 colher de sobremesa no máximo), o suco do limão e o coentro. Mexa bem e espere esfriar um pouco. Eu gosto de comer bem gelada, mas fique a vontade para experimentar de todas as formas possíveis.
Essa quantidade dá para duas pessoas.
Dica: Embora seja uma salada que já contemple proteína e gordura de qualidade, se desejar acrescentar mais alguma coisa, dê preferências a leguminosas como grão de bico, feijão fradinho, feijão branco, lentilha, ervilha… Todas são ótimas combinações para serem consumidas a noite, pois são leves e trazem boa sensação de saciedade.
Bom apetite e até breve!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba