Molho de tomates tradicional

Tomates italianos

Acho que uma das coisas que me fez querer cozinhar de forma profissional, foi entender que a comida é uma forma de expressar o amor, a nós mesmos e a pessoas que não conhecemos, mas só de saber que a pessoa sentiu conforto ou fechou os olhos ao dar a primeira garfada… É uma sensação inexplicável.

Outro motivo é poder usar a criatividade, mudar receitas, acrescentar “toques” únicos, e não quer dizer que nunca vamos errar, porque erros acontecem aos montes quando se trata de cozinhar.

Existem receitas que são tradicionais, como o molho de tomates italiano, muito famoso pelo mundo todo, o que não quer dizer que deve ser feito sempre assim, mas tem quem goste e isso é bom também.

Nos dois últimos anos do meu restaurante, um restaurante de comida japonesa e chinesa no centro histórico de Paraty-RJ, incorporei ao cardápio alguns pratos que pudessem agradar a todos, pois recebi muitas pessoas, normalmente casais, que queriam comer nossa comida, mas seu/sua acompanhante não, pois não gostavam de comer “coisas cruas” rs Então um dos pratos que foi um sucesso, diga-se de passagem, foi o Espaguete com frutos do mar e para cozinhar os frutos do mar, usei um molho de tomates tradicional e bem aromático, feito lá mesmo.

Ingredientes
10 tomates (de preferência italianos) ou 2 latas de tomate pelado
3 dentes de alho
2 cebolas
5 colheres de azeite
2 folhas de louro
Sal, pimenta do reino, orégano o quanto baste
2 colheres de manteiga
1/2 maço de coentro

Modo de preparo
Se for usar os tomates em lata, apenas verifique se tem pele em algum e retire, se preferir tire as sementes também. Para os tomates in natura faça um X com a faca na parte de baixo dos tomates, ferva água em uma panela grande e coloque os tomates, deixe ferver até começarem a soltar a pele (7-10 minutos). Retire somente os tomates, coloque numa bacia com água bem gelada, ou até mesmo algumas pedras de gelo, com ajuda de uma faca pequena, “depile” o tomates, retirando toda a pele e o nó do tomate. Aqui, nesse momento, se você preferir, pode retirar as sementes também. Pique os tomates em cubinhos bem pequenos e reserve. Caso não goste de molhos muito rústicos, bata os tomates com água antes de refogar.
Em uma panela, refogue as cebolas cortadas em cubinhos até ficarem transparentes, coloquem um pouco de sal e deixe em fogo bem baixo até começarem a caramelizar, coloque os alhos, também picadinhos em cubinhos e refogue bem. Junte o louro, a pimenta do reino, o orégano e deixe refogar um pouco, os temperos parecem que vão grudar na panela, mas é só não parar de mexer, o azeite começa a mudar de cor, nesse momento, acrescente os tomates picados. Deixe refogar e mexa um pouco para não grudar. Quando os tomates estiverem com aspecto bem murchos, acrescente em média 600ml de água, se você usou tomate pelado, use o “caldinho” que ficou nas latas junto com a água. Deixe ferver até começar a “engrossar”, em média 20 minutos em fogo baixo, acerte o sal, veja se está com muita acidez e se estiver, pode acrescentar uma colherzinha de açúcar, mas com cautela. Finalize com a manteiga para acetinar o molho e o coentro picadinho, para dar aquele “toque do mar”, se for usar frutos do mar como eu fazia, mas se for usar outro acompanhamento invista no manjericão.

Espaguete com molho de tomates e frutos do mar

E ficava assim, lindo!

Espero que gostem, bom apetite!

 

Chef Roberta