Falafel, incrivelmente variável!
Falafel é um bolinho, estilo salgadinho originário do Oriente Médio, normalmente fritos, feito de grão de bico ou fava e condimentos; servido com pão sírio, hômus, tahine e salada. Hoje é consumido no mundo todo, feito de formas diferentes como grelhado ou assado e sua base (o grão de bico) apresenta incríveis e deliciosas variações, como ervilha, feijão fradinho e até feijão branco. Hoje vamos conhecer o Falafel de ervilhas.
A ervilha é uma leguminosas e tem em sua composição antioxidantes, fibras, proteínas, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, e minerais, como cálcio, cobre, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco. Obviamente, todas essas qualidades poderão ser aliadas dentro de um bom contexto alimentar, nenhum alimento sozinho tem um bom efeito quando o contexto alimentar é ruim.
O falafel pode ser consumido em qualquer refeição, inclusive é uma ótima opção para o lanche da tarde ou um jantar mais leve. Para quem é adepto do vegetarianismo ou veganismo, é uma ótima oportunidade para consumir fontes de proteínas.
Falafel de Ervilhas
Ingredientes
250g de ervilhas secas
2 dentes de alho
1/2 cebola
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de gergelim torrado
4 colheres de sopa de farinha de trigo ou amido de milho
Suco de 1 limão
Cebolinha e salsinha
Pimenta árabe ou do reino a gosto
Sal a gosto
Modo de preparo
Deixe de molho as ervilhas por 24 hr, troque a água algumas vezes durante esse período. Coloque na panela para cozinhar com uma água nova, não precisa ser na pressão, até ficar ao dente, varia entre 5 e 10 minutos depois que começou a ferver. Escorra e deixe esfriar um pouco. Bata no processador ou liquidificador com todos os ingredientes, separe um pouco da água do cozimento para colocar enquanto bate, caso comece a ficar muito seco.
Deixe esfriar na geladeira por uns 10 minutos e depois faça bolinhas e coloque para assar, em forno pré aquecido à 200° por mais ou menos 30 minutos ou até dourar. Rende em média 15 bolinhas.
Dicas:
– Pode ser feito com ervilhas enlatadas, é só colocar os ingredientes e bater. Assim como com ervilhas frescas congeladas, basta ferver um pouco antes de bater.
– Faça e congele, para ter sempre a mão, pode ser descongelado na Air fryer ou na frigideira mesmo, em fogo baixo.
– Varie nos acompanhamentos e nas bases.
– Pode ser um grande aliado na hora de fazer a introdução alimentar do bebê, basta fazer em formado de “bastão”.
Espero que façam e vejam o quanto podemos inovar com o que já temos, bom apetite!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba