Evite o desperdício!
Semana passada, li esta matéria em um jornal… É o tipo de notícia que me choca, não importa quantas vezes eu leia, já que de tempos em tempos, a ONU faz o levantamento e a divulgação do desperdício de alimentos no mundo.
O mais triste e difícil de entender, é a origem do desperdício: alimentos comprados por consumidores finais e não consumidos, e sobras de refeições preparadas.
Num mundo, onde a vulnerabilidade alimentar aumenta na mesma proporção que o consumo de ultraprocessados, é estarrecedor ver que o desperdício alimentaria todos no mundo que têm fome.
Desde que comecei a escrever matéria para o jornal, onde fui colunista por 7 anos, tentei divulgar ao máximo o consumo alimentar responsável, a importância de não desperdiçar alimentos – tanto para a redução da desigualdade quanto para preservação de solo e águas pluviais – elaborei diversas receitas que contemplavam reaproveitamento e formas corretas de descarte de restos. Enfim, sei que não sou detentora de um grande público leitor, mas penso fazer minha parte ao tentar melhorar o planeta que abriga minha família e tantas pessoas que precisam viver e não apenas sobreviver.
Assuntos como o aquecimento global, energia limpa e alternativas responsáveis para utilização e redução do plástico no mundo são mais comuns em “rodas” de discussões, e até vejo um grande esforço de alguns influenciadores em explicar sobre quais alimentos são melhores para consumo e o porque devemos evitar o desperdício de alimentos, mas ainda acho pouco, a propaganda para o consumo indiscriminado, de uma comida mais prática e “barata”, é mais poderosa.
Pedir para tenham consciência é o mínimo do mínimo, aprender a ter uma melhor relação com a comida é o básico, acrescente à mistura, boas leituras como meu site, que tem muitas receitas com o tema em questão www.chefroberta.com.br
Ajude o mundo a te ajudar!