Espaguete ao Molho de lula

Frutos do mar

Os frutos do mar em geral são excelentes fontes de ômega 3, que são gorduras que trazem benefícios à saúde, como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, normalização dos níveis de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea, além de atuarem no sistema imunológico, quando consumidos com frequência.

São ricos ainda em vitaminas do complexo B e é fonte de minerais como ferro, potássio, zinco, magnésio, iodo, selênio e manganês.

Essa época do ano, durante o calor, as lulas são encontradas mais facilmente e com preços mais amigáveis, aproveite!

A receita de hoje é Espaguete ao Molho de Lula, uma combinação delicada e saborosa.

Espaguete de Lula

Ingredientes:

500g macarrão tipo espaguete
500g lula
5 tomates
1 cenoura média
1/2 Cebola
Manjericão
Tomilho
Orégano
Alho
Azeite
Sal

Modo de preparo:

 Cozinhe o espaguete em água com sal, reserve.

Em uma panela refogue o alho picadinho e a cebola em cubinhos no azeite, coloque os tomates cortados em cubinhos também, desta forma o molho ficará rústico, com pedacinhos, mas se preferir o molho mais lisinho, pode bater os tomates no liquidificador antes de refogar. Tempere como preferir, mas usar manjericão, tomilho e orégano tornam o molho mais cheiroso e amadeirado, sabores que combinam muito com a lula.

Gosto de adicionar uma cenoura ralada para dar textura ao molho, ajuda a tirar um pouco da acidez dos tomates, sem contar que sua utilização traz muitos outros benefícios.

Enquanto o molho ferve, em uma frigideira doure em azeite um pouco de alho, coloque as lulas limpas e cortadas em “rodelinhas” (use os tentáculos e cabeças também) para grelhar, sem mexer muito para não soltar água, pois assim ela pode ficar com uma textura diferente. Após grelhar bem dos dois lados, adicione-as ao molho já apurado, ajuste o sal.

Monte o prato com macarrão e o molho por cima, finalize com umas folhinhas de manjericão fresquinhas, assim seu prato ficará mais perfumado ainda.

Dicas:

– Pode usar qualquer massa, inclusive com nhoque, fica demais de bom.
– Se preferir, no lugar do molho você pode apenas saltear os tomates com alho, cebola e a cenoura ralada, finalizando com os temperos. Fica tipo uma salada e dá para comer fria.
– Vinho branco frisante cai muito bem com esse prato, aproveite!

Esta receita rende 6 porções. Bom apetite!

Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba

Chef Roberta