Escondidinho cremoso de frango com brócolis
Essa receita aprendi com minha mãe. Na época não tinha esse nome, era chamado de “Noque de forno” ou “Nhocão”.
Hoje, conhecido como Escondidinho, se popularizou e ganhou diversas versões de massas feitas com abóbora, mandioca, batata ou batata doce. Os recheios também se diversificaram, o tradicional molho à bolonhesa deu espaço para as mais variadas combinações como peito de frango, carne seca, bacalhau, legumes…
Ingredientes:
4 Batatas Inglesas médias
300g de Filé de peito
4 Tomates (Italiano ou Débora)
100g de Brócolis Ninja
2 Colheres de de sopa de Cream Cheese ou Creme de Leite
1 Colher de margarina
2 Colheres de sopa de Azeite
1 dente de Alho
Queijo Parmesão
Orégano
Sal
Modo de preparo:
Molho – Faça um molho de tomates caseiro (receita aqui) e coloque os temperos a gosto. Depois o filé de frango cozido e desfiado, o brócolis e 2 conchas da água que cozinhou o frango. Coloque uma pitada de açucar para ajudar a eliminar a acidez do tomate e deixe apurar por uns 10 minutos ou até encorpar.
Massa – Cozinhe as batatas, se preferir com cascas e retire-as depois. Amasse todas com auxílio de um amassador de batatas ou um garfo em uma bacia. Acrescente o cream cheese (ou creme de leite), a margarina, 2 colheres de parmesão e sal a gosto, misture bem até obter uma massa homogênea e cremosa.
Montagem – Pode ser em um refratário de vidro (+/- 30 cm por 20 cm) ou em “bowls” individuais de 250g. Faça uma camada no fundo com a massa (divida a massa ao meio caso use o refratário de vidro), recheie com o molho (altura de 2 dedos de massa e 2 dedos de molho para os “bowls” individuais) e cubra com a massa. Coloque parmesão e leve ao forno para gratinar por 10 minutos.
Esta receita rende 4 porções. Bom apetite!
Para encomendas, mínimo de 6 unidades de 380gr – R$ 60,00