Economizando tempo
Em diversos momentos e em diversas matérias, tanto para os Jornais que escrevo, quanto para meu site, falei sobre o nosso bem mais precioso: o tempo!
O tempo é o que nos define, nos dá direção e intensidade, cura, distancia ou reaproxima, torna possível encontros e desencontros, nos faz pensar e até esquecer. O tempo dita as regras e as regras são claras: tenha tempo para você, antes que não dê mais tempo. Conheço muitas pessoas que usam o tempo para não ter tempo, controverso, não é? Mas é a pura realidade e não estou aqui para julgar ninguém, meu “lance” é ajudar, com ele, sim, o tempo rs.
Ir para a cozinha, fazer aquela comidinha caseira, muitas vezes demanda de um tempo que não temos, então a melhor solução é fazer aquele “3 em 1” esperto e bem planejado, fazer o almoço, pensando no jantar e no café da manhã, isso ai, dá e vou provar.
Adoro salada de maionese e Salpicão, já dei algumas receitas por aqui, com e sem maionese ou creme de leite. E o centro da receita de hoje, é uma mistura dos dois, para um almoço aconchegante e sua sobra dará origem a um outro prato para o jantar, torta de liquidificador e o que sobrar, também dará origem a um terceiro prato, no café da manhã do dia seguinte.
Para o almoço (refeição 1), Salada de legumes com frango desfiado, precisaremos:
Ingredientes
1 peito de frango cozido e desfiado em lascas
4 batatas inglesas médias
3 mandioquinhas pequenas
1 cenoura grande
1/2 cebola
1 dente de alho
Suco de um limão
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto
Azeite
Modo de preparo
Após cozinhar o frango, use o caldo para cozinhar os legumes já cortados em cubos (batata, mandioquinha, cenoura). Após cozidos, guarde o caldo para usarmos a noite e coloque os legumes em uma vasilha, junto ao frango desfiado e tempere ainda quente com a cebola picadinha, o alho ralado, salsinha, cebolinha, sal, azeite e o suco do limão. O uso da maionese ou creme de leite, é opcional. Sirva morninho ou frio.
Dica: acrescente outros legumes e/ou proteínas se desejar, divirta-se misturando os sabores.
Para o jantar (refeição 2), Torta de liquidificador de frango com legumes, precisaremos:
Ingredientes recheio
O que sobrou da Salada de legumes (acrescente o que desejar, abaixo, segue a lista do que eu acrescentei)
1 lata de milho verde
1 tomate picado em cubinhos
1/2 cebola
1 dente de alho
100g de queijo branco
100g de mussarela
Sal, açafrão, orégano e azeite a gosto (até aqui, misture tudo em uma vasilha)
Algumas colheres de molho de tomates caseiro e requeijão (opcional)
30g de parmesão ralado
Ingredientes massa
2 ovos
2 xícaras de caldo do frango
2 xícaras de farinha de trigo
50g de queijo ralado (opcional)
Sal a gosto
1 colher de fermento em pó
Modo de preparo
Após bater todos os ingredientes da massa no liquidificador (o fermento sempre é por último), coloque a metade em uma forma untada, cuidadosamente ponha o recheio que misturou em uma vasilha. Com uma colher, coloque algumas “bolas” de molho de tomates por cima do recheio e no meio delas, algumas de requeijão. Despeje por cima o restante da massa e polvilhe o parmesão ralado. Asse por 40 minutos, em forno médio, ou até ficar dourado. Sirva quentinha, com uma linda salada de acompanhamento.
Para o café da manhã (refeição 3 – se sobrar), Omelete de torta, precisaremos:
Ingredientes
1 pedaço da torta
1 ovo
Sal a gosto
Azeite para untar
Modo de preparo
Corte um pedaço da torta ainda fria, em cubinhos, bata o ovo para fazer omelete, coloque um pouquinho de sal se desejar, misture os cubinhos da torta e despeje em uma forma untada com azeite e bem quente. Pronto, uma omelete turbinada no café da manhã.
Para tudo na vida, precisamos de tempo, se organize e aprecie o tempo que passa na cozinha, seja ele grande ou pequeno. Mas para ser bom, só depende de você, Bom Apetite!