E olha a sardinha!
A memória mais antiga relacionada a sardinha que eu tenho, é do meu avô ( pai da minha mãe) comendo logo no café da manhã, sempre com pão e azeite, hábito que preservou enquanto pôde e certamente influenciou a todos nós, que amamos sardinha.
Além de conter o ômega 3, uma gordura saudável presente em alguns tipos de peixes, algas, sementes e oleaginosas, gordura essa que o organismo humano necessita, mas não produz, é um alimento extremamente rico em nutrientes:
– Proteínas completas e de alto valor biológico;
– Ferro;
– Fósforo;
– Magnésio;
– Vitaminas A, B, D, E e K.
“Estudos têm mostrado que alguns tipos de ácidos graxos essenciais (ômega-3 e ômega-6), presentes nas gorduras insaturadas, são fatores de proteção à saúde. O ácido graxo ômega-3, por exemplo, está associado com a redução do risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças inflamatórias como
artrite reumatóide (OH, 2005); SEO et al., 2005; CARRERO et al., 2005; NETTLETON; KATZ, 2005; SAHIDI; MIRALIAKBARI, 2004; HOLUB; HOLUB, 2004; SALDEEN; SALDEEN, 2004; EILAT-ADAR et al., 2004). Esse tipo de ácido graxo está presente
principalmente na gordura dos peixes. Já o ácido graxo ômega-6 está presente nos óleos vegetais, exceto os de coco, cacau e palma (dendê) (CONSENSO BRASILEIRO SOBRE DISLIPIDEMIAS, 1996).” (fonte: Guia alimentar para a população brasileira)
Um alimento prático e fácil de preparar, se a escolha for usar a sardinha enlatada, que não há problema em ser consumida, basta escorrer bem o óleo que a conserva e tentar não usar nenhuma outra fonte de gordura na preparação (para não aumentar calorias). Quem prefere usar sardinhas frescas, sem problemas, ainda poderá usar receitas fáceis, porém com um tempo maior de preparo. O que importa mesmo no fim de tudo, é consumir fontes desses ácidos graxos com certa frequência (2-3 vezes por semana).
O escabeche de sardinha é uma receita linda! Isso mesmo, é uma forma de fazer sua “sardinha enlatada” em casa, mas com seu toque pessoal, com os ingredientes e acompanhamento que desejar e ter ali, sempre a mão para facilitar o consumo.
Escabeche de Sardinhas
Ingredientes
1 kg de sardinha (limpa e sem escamas)
2 cebolas
2 tomates
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 colheres (sopa) de óleo (ou azeite)
1/2 xícara de vinagre
6 dentes de alho
2 folhas de louro
Cheiro verde, sal e pimenta a gosto
Água
Modo de preparo
Faça uma “cama” na panela de pressão com um pouco de cebola, alho, tomate e pimentões cortados em rodelas, coloque uma camada de sardinhas e por cima outra camada de cebola, alho, tomate e pimentões. Repita até acabar, coloque os temperos, o azeite ou óleo e o vinagre, coloque água até ficar todo conteúdo submerso. Leve ao fogo e quando pegar pressão, deixe cozinhar por 1 hora, em fogo baixo. Deixe perder a pressão e só abra a panela quando estiver em temperatura ambiente.
Dicas:
– Dura 15 dias na geladeira, em uma embalagem que feche bem.
– Pode ser congelado, de preferência, fracionado (por +/- 3 meses).
– Ótimo para fazer molhos de macarrão, saladas ou entradas para serem servidas com pães.
– Fica muito bom em pizzas e pães, como recheio.
– Os acompanhamentos são sugestões, pode ser somente cebola e ervas finas, somente tomates, cebolas e tomates ou só as sardinhas mesmo. Tudo depende do gosto de cada um.
Encontre uma peixaria de confiança e tenha um ótimo apetite!
Matéria escrita para o Jornal A Cidade Ubatuba