Carne assada com legumes
Existem comidas que dão trabalho e levam tempo, existem comidas que são rápidas e ainda sim dão trabalho, existem as que levam tempo, não dão tanto trabalho e ainda parecem aquelas comidas super elaboradas que ficam deliciosas com tudo… Para mim, essa última é a definição de um belo assado com legumes.
Vários cortes de carne bovina ficam ótimos assados, nem precisam ser aqueles cortes mais caros, como os da traseira por exemplo. Alguns cortes da parte dianteira são super saborosos e podem surpreender pelo sabor intenso e maciez.
Sempre fiz assados a minha maneira e há anos atrás, quando conheci o trabalho do Chef Jamie Oliver fiquei fascinada pela proximidade que encontrei em algumas de nossas receitas e pela forma de pensar sobre reaproveitamento (na cozinha é assim mesmo). Foi um misto de orgulho e certeza de estar no caminho certo. Um de seus livros, que tem várias receitas de assados, é como um “guia” em casa, para nunca errar.
As adaptações que faço em qualquer receita, tanto de ingredientes, quanto de forma de fazer, são sempre visando otimizar o tempo e os gastos, portanto, para a receita de hoje, é um meio cozido, meio assado e você pode escolher, peito, paleta ou acém, são carnes mais “em conta”, dá para fazer em maior quantidade e aproveitar suas sobras para outras receitas.
Carne assada com legumes
Ingredientes
1kg de Acém (ou o que escolher) em um pedaço só
1 cebola
2 colheres de sopa de shoyo
6 batatas
2 cenouras
6 dentes de alho
1 colher de chá de açúcar mascavo (mel ou o açúcar que tiver)
colher de chá de páprica defumada
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Suco de 1 limão (se preferir, vinagre de vinho tinto)
Alecrim
Azeite
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, refogue em azeite os dentes de alho apenas cortados ao meio, coloque o açúcar, páprica defumada e o shoyo, misture, coloque a carne e ajuste o sal, vire algumas vezes, rapidamente, para que o tempero envolva toda a carne. Tampe logo em seguida e deixe pegar pressão, conte 30 minutos em fogo baixo e desligue. Tire a pressão, a carne vai ter cozinhado em seu próprio “caldo”. Acrescente os legumes em cubos (a cebola cortada em pétalas) e se tiver necessidade, coloque um pouco mais de água (quente). Deixe na pressão, em fogo baixo, por mais 10 minutos. Passe tudo para uma assadeira, regue com o limão, polvilhe o alecrim e leve ao forno por 30 minutos à 240°, virando na metade do tempo. Sirva fatiado com os legumes.
Dicas:
– Faça em maior quantidade (2kg de carne – dobre as quantidades de tudo) e congele uma parte para outro dia, seu bolso agradece.
– Se sobrar, sirva em forma de sanduíche, desfiado no pão com um belo guacamole de acompanhamento.
– Troque o açúcar ou mel por geleia de maça, abacaxi ou damasco, uma explosão de sabores.
– A “borra” que sobra na assadeira, pode virar um belo caldo ou sopa, basta acrescentar água, deixar ferver e guardar num pote no congelador.
Boas descobertas, ótimas dicas e bom apetite!
Matéria para o Jornal A Cidade Ubatuba