Mais um molho!
Neste site tem receitas de molho de tomates para dar e vender… Mas este não é um molho qualquer.
Ter dois filhos autistas, com gostos diferentes, transtornos sensoriais diferentes e seletividades alimentares diferentes, e ainda ser terapeuta nutricional de pessoa com seletividade alimentar e outras questões, me permitiu ter um leque de possibilidades e elaborar receitas que fossem sustentáveis e tornasse a hora da refeição mais agradável ou menos desafiadora.
O molho de “tomates” para diversas finalidades que uso atualmente, é um molho nutritivo, cheio de fibras e que ajuda a driblar parte das questões que citei acima. Ideal? Talvez não, mas vivemos num mundo real, em que nem sempre montar um prato colorido, cheio de vegetais está ao alcance de todos, não importando seus motivos.
Molho de tomates com mais fibras
Ingredientes:
– 2 tomates grandes
– 1 abobrinha
– 1 cenoura
– 1 cebola
– 1/2 beterraba média ou 1 inteira pequena
– 2 dentes de alho
– 1/2 pimentão
Modo de preparo:
Higienize e descasque os vegetais, menos o tomate, corte em pedaços médios e leve, todos, ao liquidificador com 500ml de água. Bata bem, até ficar uniforme e leve a uma panela grande, deixe cozinhar bem, até perceber que os legumes estão bem cozidos. Acrescente os temperos que desejar, eu sempre coloco páprica doce, orégano, sal (pouco) e pimenta do reino, e também uma colher de margarina de sua preferência. Fica um molho grosso e sedoso, semelhante a uma passada rústica, guarde em potes, de preferência de vidro, esterelizados com água fervente. Esta quantidade de vegetais com a quantidade de água que coloquei em ingredientes, rende de 600ml a 750ml, dependendo do tamanho de cada um. Se quiser fazer mais, dobre a receita, dura na geladeira de 10 a 15 dias, bem armazenado.
Dicas:
– Se tiver caldo de frango ou legumes, pode usar no lugar da água, fica mais saboroso.
– Se tiver soro do leite guardado, pode usar também no lugar da água (há um tempo atrás ensinei a fazer cottage e o soro normalmente é jogado fora, mas ele é rico em proteína – o famoso whey protein – e pode ser usado em diversas receitas).
– Use a criatividade e coloque outros vegetais, como abóbora, brócolis, berinjela.
– Para usar em preparações como molho a bolonhesa ou estrogonofe, basta colocar a quantidade desejada e acrescentar água para ficar como um molho comum e ajustar os temperos.
Mais uma vez, vivemos num mundo real, onde o ideal nem sempre é possível, portanto, aproveite as oportunidades.