Palha Italiana

palha_italiana_gourmet

Acredito que o chocolate seja o doce mais consumido no mundo. Se tal pesquisa fosse baseada em minhas preferências então, seria o único, uma vez que sou chocólatra  assumida 🙂

Em verdade o chocolate não é só uma delícia. O seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios e quanto mais cacau na fórmula, melhor. Abaixo, apenas alguns:

  • O chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino, por causa de algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, que possuem propriedade antioxidantes.
  • A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento.
  • Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão).
  • Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
  • O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Então vamos fazer bom uso dessas informações e investir em uma sobremesa versátil e mundialmente conhecida, a Palha Italiana.

palha_italiana_gourmet_ubatuba

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de maisena (200g)
1 lata de leite condensado
50g chocolate em barra meio amargo 70%
1 colher (sopa) de chocolate em pó 50%
1 colher (sopa) manteiga sem sal
pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma panela (de preferência com fundo grosso) coloque o chocolate em barra, o chocolate em pó e a manteiga, em fogo baixo, mexa sem parar até derreter bem tudo. Acrescente o sal e o leite condensando. Continue mexendo, sempre em fogo baixo até o brigadeiro começar a desgrudar da panela e ficar com aspecto brilhante. Após 3 minutos, ainda mexendo, coloque o biscoito quebrado grosseiramente (antes de quebrar reserve 6 biscoitos para fazer a farofinha de biscoito para empanar), mexa até o brigadeiro até ficar tudo bem misturado. Coloque em uma forma untada e deixe esfriar naturalmente.

A forma de apresentação fica a critério de cada um, se colocar em uma forma retangular, pode cortar depois de frio em retângulos e empanar em biscoito (aqueles 6…) de maisena moído e passado na peneira, como na ilustração acima.

Para um aniversário, pode ser feito bolinhas, como o brigadeiro comum e também empanado no biscoito moído.

Não indico empanar no açucar, pois fica muito doce, mas como disse, fica a critério de cada um.

Dica: Para quem tem intolerância a Lactose, faça com o leite condensado sem lactose, biscoito de maisena sem lactose e óleo de côco, fica uma delícia.

Esta receita rende 10 unidades retangulares ou 30 bolinhas. Bom apetite!

Para encomendas, mínimo de 1 receita – R$ 30,00

Informações Nutricionais:

Tamanho da porção – 50 g (1 fatia)
Calorias: 132, Gorduras: 9.1g, Carboidratos: 29g, Proteína: 3.8g

Chef Roberta